Invest

Golpe dos precatórios: entenda como os golpistas agem para evitar a fraude

Com a divulgação sobre a liberação dos valores para milhões de pessoas, aumentou a atividade de aproveitadores, que buscam enganar os beneficiários

Golpe dos precatórios: A Justiça Federal, inclusive, lançou uma campanha de prevenção a golpes relacionados ao pagamento de precatórios (EThamPhoto/Getty Images)

Golpe dos precatórios: A Justiça Federal, inclusive, lançou uma campanha de prevenção a golpes relacionados ao pagamento de precatórios (EThamPhoto/Getty Images)

Karla Mamona
Karla Mamona

Editora de Finanças

Publicado em 21 de março de 2024 às 12h21.

A Associação Nacional dos Auditores Fiscais informou sobre uma nova fraude que tem sido aplicada: o golpe dos precatórios. Segundo a entidade, pessoas têm se passado por advogados e encaminham mensagens para associados ou fazem ligação telefônica informando sobre a liberação de precatório residual. Nos contatos, os supostos profissionais oferecem serviço para que os valores sejam liberados, passam nomes de escritórios, inclusive os que têm ações da entidade.

Em nota, a associação lamenta que a prática de golpes esteja se tornando algo recorrente e orienta aos associados que não deem seguimento à conversa e bloqueiem esses contatos. "Toda e qualquer comunicação no que se refere a precatórios partirá da própria entidade, jamais dos escritórios."

É possível antecipar o pagamento?

A Justiça Federal, inclusive, lançou uma campanha de prevenção a golpes relacionados ao pagamento de precatórios e requisições de pequeno valor após o governo federal quitar dívidas judiciais. Com a divulgação sobre a liberação dos valores para milhões de pessoas, aumentou a atividade de aproveitadores, que buscam enganar os beneficiários.

O material alerta que não há nada a se fazer para apressar o pagamento de um precatório e que quem tem valores a receber deve evitar o contato de terceiros sobre o assunto.

Acompanhe tudo sobre:receita-federalFraudesPrecatóriosFree Paywall

Mais de Invest

Yduqs (YDUQ3) dispara 10% após divulgar projeções de crescimento em encontro com investidores

Leilão da Polícia Federal tem carros a partir de R$ 3 mil; veja como participar

Quanto rende 10 mil na poupança?

Quanto rende 1 milhão no Tesouro Direto?

Mais na Exame