Minhas Finanças

Declaro valor obtido no Brasil após mudar para o exterior?

Casal vendeu carro no Brasil antes de se mudar para os EUA e pergunta como o valor obtido deve ser declarado para a Receita Federal

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2013 às 14h00.

Dúvida da internauta: Sou brasileira e moro nos Estados Unidos com meu marido desde abril de 2013. Já fizemos a Comunicação de Saída Definitiva do País e sabemos que no ano que vem teremos que entregar a Declaração de Saída. Mas tenho uma grande dúvida: vendemos nosso carro no Brasil em junho de 2013 e queremos usar o dinheiro recebido para comprar um carro aqui nos EUA. Como devemos proceder em relação à declaração desse dinheiro no Brasil e nos EUA? O valor seria de 25 mil reais.

Resposta de Samir Choaib*:

A Declaração de Saída Definitiva do País (DSDP) a ser apresentada à Receita Federal brasileira em abril de 2014 deverá conter dados relativos ao período em que vocês tenham permanecido na condição de residentes fiscais no Brasil. Assim, a Declaração de Bens e Direitos que fica dentro desta DSDP conterá a situação dos bens na data da caracterização da condição de não-residente, assim como vocês informaram na Comunicação de Saída Definitiva do País (CSP).

Tendo em vista que o automóvel foi vendido apenas em junho de 2013, quando vocês já estavam na condição de não-residentes, a venda não será declarada à Receita Federal do Brasil nesta DSDP.

No que se refere à declaração dos recursos provenientes desta venda nos EUA, sugerimos consultar um advogado local.

Veja os detalhes sobre como declarar o imposto de renda após se mudar ao exterior

*Samir Choaib é advogado e economista formado pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em direito tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo, Advogados Associados, especialista em imposto de renda de pessoas físicas e responsável pela área de planejamento sucessório do escritório. É o atual chairman da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida (BACCF), em São Paulo.

Dúvidas, observações ou críticas sobre a resposta acima? Deixe seu comentário abaixo!

Envie outras perguntas sobre imposto de renda para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:ImpostosLeãorenda-pessoalImposto de Renda 2020

Mais de Minhas Finanças

Quanto eu teria hoje se tivesse investido em Embraer no começo do ano?

Quanto eu teria hoje se tivesse investido na Cogna no começo do ano?

Quanto eu teria hoje se tivesse investido R$ 1 mil na bolsa no começo do ano?

Mega Sena 2.963: ninguém acerta e prêmio acumula para R$ 63 milhões