Exame Logo

13 formas de acumular milhas para viajar

Programas de bancos, cartões de créditos e companhias aéreas ajudam a juntar e converter milhas em passagens ou outros benefícios

Gabriela Ruic

Publicado em 8 de maio de 2012 às 14h52.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h37.

Criado em 1993, o TAM Fidelidade não contabiliza milhas, mas sim pontos. O acúmulo de pontos é realizado através da compra de passagens da TAM, seja em voos nacionais ou internacionais e voos com companhias aéreas parceiras da Star Alliance, como a Continental Airlines e a Lufthansa, por exemplo. Também é possível acumular pontos ao fazercompras ou pagamentos de faturas do cartão TAM Itaucard. O TAM Fidelidade conta com as nacionais Trip, Passaredo e NHT como parceiras para o acúmulo de pontos em viagens nacionais. No entanto, os bilhetes devem ser adquiridos pela TAM. A pontuação tem validade de dois anos e varia de acordo com o trecho e classe do assento. A TAM também oferece o Multiplus, uma rede de empresas parceiras e que oferecem a possibilidade de acúmulo e resgate de pontos. Em troca é possível adquirir milhas aéreas ou produtos e serviços de outras companhias.A validade dos pontos recebidos por meio do programa é de dois anos e cada ponto Multiplus equivale a 1 ponto no programa TAM Fidelidade. Para mais informações, clique em TAM Fidelidade
  • 2. Gol e Varig – Smiles

    2 /13(Divulgação/Gol)

  • Veja também

    O programa das companhias aéreas Gol e Varig permite o acúmulo de milhas por passageiros de seus voos ou para quem viaja com companhias parceiras (Air France, Delta, KLM e American Airlines). É possível também acumular pontos ao comprar ou contratar serviços de parceiros não aéreos, como cartões de crédito, hotéis e restaurantes. As milhas acumuladas no programa Smiles têm validade de três anos. Para mais informações, clique em Smiles.
  • 3. Azul - Tudo Azul

    3 /13(Divulgação/EXAME.com)

  • O programa de milhagens da Azul Linhas Aéreas Brasileiras oferece 5% do valor da tarifa da passagem adquirida como crédito na conta do passageiro. É possível fazer a troca por descontos em passagens a partir do acúmulo de 50 reais. Os créditos têm validade de apenas doze meses. Para mais informações, clique em T udo Azul .
  • 4. Avianca - Amigo

    4 /13(CARLOS COLINA/WIKIMEDIA COMMONS)

    O acúmulo de pontos no programa da companhia aérea Avianca, o Amigo, é de 1.000 pontos por trecho, independente da distância percorrida. No entanto, algumas tarifas não permitem o acúmulo de pontos. Portanto, o passageiro deve conferir, no ato da compra, as regras do bilhete escolhido. Para mais informações, clique em Amigo
  • 5. Air France - Flying Blue

    5 /13

    Neste programa, oferecido pela Air France e KLM, os passageiros podem acumular milhas a serem convertidas em descontos das tarifas. Quanto mais pontos são acumulados voando pelas duas companhias e por parceiras do Skyteam (Alitália, Qantas e outras), maiores são os benefícios do cliente. As milhas acumuladas no programa não têm validade desde que o passageiro voe pelo menos uma vez a cada vinte meses. Para mais informações e inscrição no programa, acesse Flying Blue
  • 6. United - Mileage Plus

    6 /13

    Neste programa, passageiros acumulam milhas ao voar com a United Airlines ou companhias parceiras da rede Star Alliance. As milhas obtidas pelo Mileage Plus têm validade de 18 meses e dependem da tarifa, classe e distância percorrida. A partir de 2012,o programa será integrado ao One Pass, programa de fidelidade da Continental Airlines, por ocasião da fusão entre as duas companhias aéreas. Por enquanto, tanto as companhias quanto seus programas de milhas operam separadamente. Para mais informações e inscrição, acesse Mileage Plus
  • 7. Banco do Brasil

    7 /13(LIA LUBAMBO)

    O Banco do Brasil conta com o programa Pontos Para Você, no qual é possível converter pontos por utilização dos cartões de crédito do banco ou através de operações financeiras conduzidas dentro da instituição, como contratação de seguros, compra de ações e afins. O cliente pode escolher se quer os pontos em milhas do programa Smiles, da Gol e Varig, ou pontos do TAM Fidelidade, da TAM. Neste caso, a validade varia entre 12 e 36 meses, de acordo com o cartão do portador. O Banco do Brasil oferece também o cartão de crédito Smiles, de bandeira Mastercard. Ao adquirir o cartão, o cliente ganha, automaticamente, entre mil e dez mil milhas (dependendo do plástico). A cada dólar gasto, o portador do cartão pode reverter entre 1,35 e 2 milhas.
  • 8. Bradesco

    8 /13(Germano Lüders/EXAME)

    O programa de fidelidade do Bradesco permite que os pontos adquiridos em compras com cartões do banco sejam convertidos em milhagens nos programas Smiles, da Gol e Varig, e TAM Fidelidade, da TAM, e companhias aéreas parceiras de ambos os programas. O acúmulo de pontos depende do cartão de crédito contratado, mas, via de regra, cada dólar gasto pode equivaler de 1 a 2.2 pontos no programa do Bradesco. Na hora de realizar a troca dos pontos por milhas, cada mil pontos valem, aproximadamente, mil milhas. A validade dos pontos é de 36 meses.
  • 9. Caixa Econômica

    9 /13(Lia Lubambo/EXAME)

    O Programa Pontos Caixa para as bandeiras Mastercard ou Visa oferece aos portadores a conversão de compras em milhas aéreas. Todas as compras realizadas no Brasil ou no exterior rendem pontos que podem ser resgatadas em milhas no programa Smiles, da Gol, TAM Fidelidade e Victoria, da TAP Transportes Aéreos Portugueses. A pontuação depende do cartão e da bandeira, mas, de maneira geral, cada dólar gasto equivale a cerca de 1,5 ponto no programa. Os pontos têm validade de 24 meses.
  • 10. Citibank

    10 /13

    O Advantage é o programa de milhas da American Airlines, oferecido por alguns cartões do Citi. Cada dólar gasto equivale a cerca de 1,3 milha para voar com a American Airlines ou uma das mais de 20 empresas parceiras do programa, como Gol/Varig ou British Airways. As milhas acumuladas no Advantage não expiram.


  • 11. HSBC

    11 /13(Getty Images)

    Ao contratar um cartão de crédito do banco, clientes podem optar qual cartão e qual programa de milhas aderir. Atualmente é possível se inscrever nos programas Victoria TAP, no qual cada dólar gasto, equivale a 1,35 milha, e Delta Skylines, no qual para cada dólar, acumula-se uma milha. Para quem preferir aderir ao programa de fidelidade do banco, que oferece uma série de outros benefícios além do acúmulo de milhas aéreas, o HSBC conta com o Clube de Benefícios. Neste programa é possível trocar pontos por milhas aéreas dos programas TAM Fidelidade, Smiles, além do Victoria TAP e Delta Skyline.
  • 12. Itaú Unibanco

    12 /13

    Todas as compras realizadas pelo titular e seus adicionais com o cartão TAM Itaucard, Tam Itaucard International e Tam Itaucard Gold, no Brasil e no exterior, são convertidas em dólar. E cada dólar gasto é convertido em 1,33 pontos no programa de fidelidade da companhia aérea, por exemplo.
  • 13. Santander Real

    13 /13(EXAME.com)


    Para que o portador de cartão do banco Santander Real possa converter pontos no programa SuperBônus em milhas aéreas, é preciso ter, no mínimo, 3.000 bônus. Cada compra feita na função crédito no Brasil ou exterior acumula bônus. Participantes podem optar por usar o bônus em milhagens do programa Smiles (da Gol/Varig), TAM Fidelidade, LanPass (da Lan), TAP Victoria, Premier (da AeroMexico) e Skymiles (da Delta Airlines). A validade dos b e sua conversão em milhas fica a cargo da companhia aérea, segundo informa o regulamento do programa.
  • Acompanhe tudo sobre:AviaçãoCartões de créditoSetor de transportesetor-de-cartoes

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Minhas Finanças

    Mais na Exame