São Paulo - Se você quer
alugar seu
imóvel, investir nos itens a seguir pode ser uma ótima estratégia para chamar a atenção de inquilinos e ter motivos para aumentar sua
rentabilidade. Já se você é locatário e está à procura de um
apartamento, vale observar esse itens durante a busca para fechar um bom negócio.
Como proprietário, foque no conforto do inquilino, mais do que na estética do apartamento. “Se você fica dez anos sem dar uma nova cara para o imóvel, o aluguel desvaloriza”, explica a arquiteta Consuelo Jorge. Pequenas reformas, sem grandes quebradeiras, já trazem retorno ao seu investimento.
Como locatário, antes de fechar um negócio, leve um amigo ou um profissional arquiteto ou engenheiro que ajude a conferir se os itens a seguir estão em dia. Se você se apaixonar pelo imóvel, mas tiver algum item estragado ou em falta, tente negociar seu reparo ou instalação antes de assinar o contrato.
“O poder de barganha é seu antes de fechar o negócio, não depois”, orienta o co-fundador do site
Quinto Andar André Penha. Se só perceber o desfalque enquanto já estiver morando no imóvel, reparos que comprometem a estrutura do apartamento podem ser descontados do aluguel, desde que sejam negociados com o proprietário.
Navegue pelas fotos e veja oito itens que valorizam imóveis para serem alugados, segundo as dicas da arquiteta Consuelo Jorge e do co-fundador do site Quinto Andar André Penha: