Mercados

Veja o que importa na agenda do investidor nesta quarta

Mercados aguardam a decisão do banco central americano sobre a continuação da política estímulo monetário


	Atenções do dia estarão voltadas ao discurso de Ben Bernanke 
 (Mario Tama/Getty Images)

Atenções do dia estarão voltadas ao discurso de Ben Bernanke  (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2013 às 05h48.

São Paulo - Nesta quarta-feira, os mercados aguardam o tão esperado discurso de Ben Bernanke, presidente do Federal Reserve, sobre os rumos da política monetária do Banco Central. No Brasil, a prévia da sondagem industrial é o destaque. 

Às 9 horas, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulga a prévia da sondagem da indústria. Mais tarde, às 12h30, o BC apresenta o fluxo cambial semanal.

Estados Unidos

Sem dúvida, as atenções do dia estarão voltadas ao discurso de Ben Bernanke sobre a decisão do banco central americano de continuar ou não com o pacote de estímulo monetário.

Os investidores aguardam a fala do presidente do Fed com ansiedade porque, no final de maio, Bernanke disse ao Congresso americano que poderia começar a pôr fim às medidas de estímulo à economia americana nas próximas reuniões. 

De forma geral, o mercado espera que a política econômica seja mantida, mas há dúvidas sobre as definições de quando o estímulo começará a ser retirado.

O Fed, que mantém sua taxa básica de juros próxima a zero desde 2008, investe 85 bilhões de dólares mensais em títulos do Tesouro e títulos hipotecários para sustentar o crescimento do país.

Na opinião de Maurício Molan, analista do Santader, o mais provável seja é que não haja nenhuma mudança na reunião desta semana. “No entanto, será importante observar eventuais mudanças de linguagem no comunicado divulgado após a reunião, bem como os comentários de Bernanke na entrevista coletiva que será dada”, afirma em relatório.

China

Ainda nesta quarta-feira, o HSBC divulga o PMI Industrial preliminar da China. Segundo Molan, o índice deve indicar um desempenho ainda fraco para os padrões chineses. Ele projeta um pequeno aumento de 49,2 para 49,4. 

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Com ações em queda, CEO da dona da Fiat e da Jeep diz que ainda é cedo para falar em dividendos

Startups de saúde se preparam para IPOs em 2025, diz site

Bradesco BBI inicia cobertura de São Martinho e SLC com recomendação “neutra”; 3Tentos é top pick

Euforia com Moody's passou e Ibovespa opera em forte queda com Oriente Médio no radar