Vale (VALE3): produção de minério cresce no 2º tri, mas vendas ainda buscam recuperação
Expectativa da mineradora é que a frente de vendas se recupere no terceiro trimestre com venda de estoques
Repórter de Invest
Publicado em 18 de julho de 2023 às 19h21.
Última atualização em 18 de julho de 2023 às 19h24.
A Vale ( VALE3 ) registrou aumento na produção de minério de ferro no segundo trimestre, para 78,7 mil toneladas – crescimento de 6,3% na comparação anual. O número subiu também na comparação trimestral, com um crescimento de 17,9% frente às 66,7 mil toneladas registradas nos primeiros três meses do ano.
Segundo a companhia, o resultado reflete um desempenho recorde do complexo S11D (Serra Sul Carajás), somado ao bom resultado nos complexos de Itabira e Vargem Grande.
Já as vendas de finos de minério de ferro subiram apenas 0,9% na comparação anual, enquanto as vendas de pelotas ficaram em queda de 0,4%. Vale lembrar o indicador fechou o trimestre anterior no negativo.As vendas de finos ficaram em 63,3 mil toneladas, alta de 38,1% na comparação trimestral. Já as vendas de pelotas ficaram em 8,8 mil toneladas, ganhos de 8,3% frente ao primeiro trimestre.
O saldo levemente positivo entre abril e junho aconteceu com com a recuperação da produtividade do Terminal Ponta da Madeira, informou a Vale.
A recuperação plena da frente de vendas, no entanto, deve ficar apenas para o terceiro trimestre.“A Vale espera um menor gap entre produção e vendas no terceiro trimestre com a venda de estoques formados no primeiro semestre, dependendo das condições de mercado”, informou o relatório.
Resultado em cobre e níquel
A produção de cobre aumentou 41% na comparação com o segundo trimestre do ano anterior novamente com a aceleração do projeto Salobo III e à melhora de desempenho na operação de Sossego. As vendas de cobre aumentaram 43% no período, acompanhando o crescimento no volume de produção.
Já a produção de níquel subiu 8% na comparação anual, acompanhando a melhora do desempenho operacional em Sudbury, no Canadá, e na Indonésia. As vendas de níquel subiram 3% ante o segundo trimestre de 2022.
Veja também