Vale ganha R$ 11,4 bi em valor de mercado em apenas um dia
Bradespar também se tornou mais valiosa após acordo de acionistas que deve mudar a forma como a mineradora é controlada
Rita Azevedo
Publicado em 21 de fevereiro de 2017 às 16h22.
Última atualização em 21 de fevereiro de 2017 às 16h58.
São Paulo —A Vale ganhou11,4 bilhões de reais em valor de mercado apenas no pregão de ontem (20), apósanunciarum acordo de acionistas que deve pulverizar o comando da empresa.
A mudança mexeu com o ânimo dos investidores e fez com que as ações ordinárias e preferenciais da mineradora atingissem as máximas desde o começo de 2013 e terminassem a sessão em alta de pouco mais de 6%.
No final do dia, o valor de mercado da Vale na Bolsa chegou a183,4 bilhões de reais, ante os 171,9 bilhões de reais registrados na última sexta-feira (17). Os números são da consultoria Economatica.
Hoje, os papéis da mineradora começaram o dia em alta, mas aos poucos foram perdendo força. Por volta das 16h, as ações ordinárias caíam 2,5% e eram cotadas a 35,51 reais cada uma. Já as preferenciais classe A caíam cerca de 1,7%, sendo negociadas a 33,65 reais.
De acordo com a proposta dos acionistas, que ainda será submetida à aprovação de órgãos societários,as ações preferenciais classe A da Vale serão convertidas em ordinárias (que dão direito a voto). A companhia também deverá migrar para o segmento Novo Mercado da BM&FBovespa, que tem regras mais rígidas de governança corporativa.
Bradespar
A Bradespar, holding que aplica a maior parte do capital na Vale, também viu seu valor de mercado e suas ações dispararem com o anúncio do acordo. A companhia terminou a segunda-feira valendo 8,75 bilhões de reais — 1,35 bilhão de reais a mais do que o registrado no pregão anterior.
Ontem, os papéis preferenciais da Bradespar chegaram a subir mais de 20% e terminaram a sessão com ganhos de 16,6%. Na sessão de hoje, as ações caíam cerca de 3% por volta das 16h e eram cotadas por quase 26 reais.