Mercados

Tóquio fecha em queda após enfraquecimento do dólar

Os níveis de participação foram leves, com um volume total de apenas 2,99 bilhões de ações sob o valor de 2,27 trilhões de ienes


	Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei caiu 0,2%, para 13.289,32 pontos, depois de recuar 1,5% na sessão anterior
 (REUTERS/Kim Kyung-Hoon)

Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei caiu 0,2%, para 13.289,32 pontos, depois de recuar 1,5% na sessão anterior (REUTERS/Kim Kyung-Hoon)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2013 às 06h18.

Tóquio - As ações na Bolsa de Tóquio fecharam em queda moderada uma sessão volátil desencadeada pelo recuo acentuado do dólar na terça-feira e pelas baixas em Wall Street. O índice Nikkei caiu 0,2%, para 13.289,32 pontos, depois de recuar 1,5% na sessão anterior.

O Nikkei já registra perdas em cinco dos últimos seis sessões, cedendo 1,8% ao longo do período.

Os níveis de participação foram leves, com um volume total de apenas 2,99 bilhões de ações sob o valor de 2,27 trilhões de ienes. O resultado mostrou o volume mais leve desde 2 de maio.

"Os agentes estrangeiros estão se afastando do mercado por causa de uma série de razões, incluindo a ruptura na tendência de enfraquecimento do iene, a falta de ajuda Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) para o mercado e a alta volatilidade", disse o gestor de ações em uma corretora estrangeira. "Com o vencimento e rolagem de futuros e opções do Nikkei chegando na sexta-feira, as chances de uma maior volatilidade nos dias antecedentes são o suficiente para desencorajar algumas compras".

Os principais índices caíram logo no início da sessão, com o Nikkei recuando sob a marca de 13.000 pontos em reação a um amplo declínio nas ações dos EUA na terça-feira e a queda do dólar.


Ontem, as bolsas de Nova York fecharam em queda com as preocupações dos investidores com os limites das políticas dos bancos centrais, incluindo o BoJ e o Fed, pesando sobre os índices.

Além disso, traders disseram que permaneceu uma certa angústia na sessão de Tóquio, depois que o Banco do Japão manteve sua política monetária inalterada, sem estender a duração dos empréstimos de baixo custo das operações de fornecimento de fundos.

As montadoras estiveram entre os pesos pesados mais vendidos na quarta-feira. A Honda Motor caiu 1,7%, a Toyota Motor perdeu 1,8% e a Suzuki Motor recuou 4,3%.

No setor financeiro, a Mitsubishi UFJ Financial Group caiu 1,8%, a Dai-ichi Life Insurance teve queda de 2,5%, a Nomura Holdings cedeu 0,8% e a Sumitomo Realty & Development perdeu 4,2%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

Reunião de Lula e Haddad e a escolha de Scott Bessent: os assuntos que movem o mercado

Do dólar ao bitcoin: como o mercado reagiu a indicação de Trump para o Tesouro?

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3