Mercados

Teles puxam alta de Wall Street 1 ano após piso histórico

NOVA YORK (Reuters) - Um ano após as bolsas de valores dos Estados Unidos fecharem no pior nível em mais de 12 anos, o mercado acionário norte-americano patinou na maior parte desta terça-feira, encerrando em leve alta. O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, subiu 0,11 por cento, a 10.564 pontos. O […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2010 às 20h15.

NOVA YORK (Reuters) - Um ano após as bolsas de valores dos Estados Unidos fecharem no pior nível em mais de 12 anos, o mercado acionário norte-americano patinou na maior parte desta terça-feira, encerrando em leve alta.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, subiu 0,11 por cento, a 10.564 pontos. O Nasdaq Composite cresceu 0,36 por cento, a 2.340 pontos. O Standard & Poor's 500 ganhou 0,17 por cento, para 1.140 pontos.

O avanço foi contido pela queda nos preços das commodities, o que pressionou ações ligadas a matérias-primas, ofuscando os ganhos nos setores de telecomunicação e industrial.

Mas as companhias financeiras mais fracas dominaram a atividade do mercado, uma vez que Citigroup, AIG e outras empresas contabilizaram forte volume.

"Há um giro enorme nos setores financeiro, de telecoms e em outros de áreas abaixo da média do mercado", disse Paul Mendelsohn, estrategista-chefe de investimentos da Windham Financial Services, em Charlotte, Vermont.

"O mercado está em uma tendência de alta agora, caminhando em direção a suas máximas."

Há um ano, a crise econômica derrubou as ações a seu menor nível em mais de 12 anos. Desde então, o S&P 500 acumula apreciação de 68,5 por cento, maior rali em um período anual desde 1936, de acordo com a Standard & Poor's. Mesmo assim, o índice ainda está desvalorizado em 27,6 por cento ante sua máxima histórica.

O índice de bancos KBW avançou 0,6 por cento, com o maior ganho vindo de Capital One Financial, cujos papéis subiram 2,1 por cento. Citigroup disparou 7,3 por cento, maior alta percentual diária desde agosto do ano passado.

Ações de telecomunicação e de companhias ligadas à Internet se apreciaram, depois de a Cisco Systems anunciar um roteador de maior capacidade. A AT&T, maior empresa de telecomunicação dos EUA, disse que testou o dispositivo com sucesso.

A Cisco, que ganhou quase 4 por cento na segunda-feira pela antecipação do anúncio, ficou estável, enquanto o índice S&P de telecomunicação ganhou 1,2 por cento.

As ações da Apple, fabricante do iPhone, valorizaram-se 1,8 por cento, a 223,02 dólares, após alcançar 225,00 dólares mais cedo, nova máxima histórica.

(Reportagem adicional de Caroline Valetkevitch)

 

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mercados

"Falta maturidade para o Brasil ter um BC independente", diz Fernando Siqueira, head da Guide

Bilionário, ex-operador do Lehman Brothers abre empresa de capital de risco

Ibovespa opera em alta aos 126 mil pontos, com certo alívio perante sinalizações de corte de gastos

Tesla deixou os problemas para trás? Investidores acreditam que sim; saiba por quê

Mais na Exame