EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de março de 2010 às 20h15.
NOVA YORK (Reuters) - Um ano após as bolsas de valores dos Estados Unidos fecharem no pior nível em mais de 12 anos, o mercado acionário norte-americano patinou na maior parte desta terça-feira, encerrando em leve alta.
O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, subiu 0,11 por cento, a 10.564 pontos. O Nasdaq Composite cresceu 0,36 por cento, a 2.340 pontos. O Standard & Poor's 500 ganhou 0,17 por cento, para 1.140 pontos.
O avanço foi contido pela queda nos preços das commodities, o que pressionou ações ligadas a matérias-primas, ofuscando os ganhos nos setores de telecomunicação e industrial.
Mas as companhias financeiras mais fracas dominaram a atividade do mercado, uma vez que Citigroup, AIG e outras empresas contabilizaram forte volume.
"Há um giro enorme nos setores financeiro, de telecoms e em outros de áreas abaixo da média do mercado", disse Paul Mendelsohn, estrategista-chefe de investimentos da Windham Financial Services, em Charlotte, Vermont.
"O mercado está em uma tendência de alta agora, caminhando em direção a suas máximas."
Há um ano, a crise econômica derrubou as ações a seu menor nível em mais de 12 anos. Desde então, o S&P 500 acumula apreciação de 68,5 por cento, maior rali em um período anual desde 1936, de acordo com a Standard & Poor's. Mesmo assim, o índice ainda está desvalorizado em 27,6 por cento ante sua máxima histórica.
O índice de bancos KBW avançou 0,6 por cento, com o maior ganho vindo de Capital One Financial, cujos papéis subiram 2,1 por cento. Citigroup disparou 7,3 por cento, maior alta percentual diária desde agosto do ano passado.
Ações de telecomunicação e de companhias ligadas à Internet se apreciaram, depois de a Cisco Systems anunciar um roteador de maior capacidade. A AT&T, maior empresa de telecomunicação dos EUA, disse que testou o dispositivo com sucesso.
A Cisco, que ganhou quase 4 por cento na segunda-feira pela antecipação do anúncio, ficou estável, enquanto o índice S&P de telecomunicação ganhou 1,2 por cento.
As ações da Apple, fabricante do iPhone, valorizaram-se 1,8 por cento, a 223,02 dólares, após alcançar 225,00 dólares mais cedo, nova máxima histórica.
(Reportagem adicional de Caroline Valetkevitch)