Suspensão do IPO do Ant foi decisão do presidente da China, diz WSJ
Empresa financeira do Alibaba esperava levantar US$ 35 bi; com suspensão do IPO, valor da Ant pode encolher em US$ 140 bilhões
Reuters
Publicado em 12 de novembro de 2020 às 18h02.
O presidente da China, Xi Jinping, decidiu encerrar a oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de 37 bilhões de dólares do Ant Group, afirmou o Wall Street Journal nesta quinta-feira, citando autoridades chinesas a par do assunto.
A decisão de interromper o que teria sido o maior IPO do mundo de todos os tempos veio dias depois que o bilionário fundador da gigante da fintech, Jack Ma, lançou um ataque público aos bancos e reguladores financeiros do país.
O presidente Xi ordenou que os reguladores chineses investigassem e encerrassem a listagem do Ant, afirma a reportagem.
O Ant não respondeu de imediato o pedido de comentários da Reuters. O Gabinete de Informação do Conselho de Estado da China não foi encontrado imediatamente para comentar.
Ma disse em uma cúpula em Xangai em 24 de outubro que o sistema regulatório estava sufocando a inovação e deveria ser reformado para fomentar o crescimento. No início do mês, a Reuters relatou que o discurso desencadeou uma série de eventos que afetou o IPO do Ant.
Logo após o discurso mordaz de Ma, reguladores começaram a compilar reportagens, incluindo uma sobre como o Ant usou produtos financeiros como o Huabei, serviço de cartão de crédito virtual, para encorajar pobres e jovens a terem dívidas.
O gabinete geral do Conselho de Estado compilou um dossiê medindo o sentimento público sobre o discurso de Ma e o submeteu a líderes seniores, incluindo o presidente Xi.