Mercados

Sucesso de oferta de ações é importantíssimo para Gafisa, diz Brascan

Operação permitirá melhora na estrutura de capital da companhia e dará fôlego para crescimento

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2010 às 06h26.

São Paulo - A Gafisa anunciou que deve concluir uma oferta primária de ações para captar 1 bilhão de reais até o fim do primeiro trimestre. Segundo os analistas da corretora Brascan, a operação é essencial para o crescimento da Gafisa nos próximos anos. Uma vez concretizada, a oferta permitirá significativas melhoras no balanço patrimonial e na estrutura de capital da companhia em um momento de aquecimento do mercado imobiliário.

Caso obtenha sucesso nesta operação, a Gafisa terá fôlego para equalizar suas contas e expandir de forma saudável, fechando a atual lacuna que existe hoje entre suas operações, com alta alavancagem, e as de outras empresas do setor. O aumento de capital também deverá garantir o suporte necessário aos futuros lançamentos da companhia para 2010, de projetos no valor total de 4 a 5 bilhões de reais.

Além das expectativas com relação à oferta, os analistas destacam ainda outras oportunidades para a Gafisa. A incorporação da Tenda é uma das principais, pois, segundo a corretora, deve garantir à Gafisa não só geração de valor, mas novas oportunidades no segmento de imóveis para baixa renda.

Outra previsão otimista é a de melhora da margem de lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) e da margem líquida nos próximos trimestres, devido à maior apropriação de receitas por parte da Tenda, e da reestruturação das operações e melhora na estrutura de capital.

Por outro lado, riscos de aumento nos custos de construção são apontados pela corretora, conforme houver aceleração das obras. Além disso, o maior volume de lançamentos pode levar a uma compressão nas margens operacionais de todo o setor.

Resultados
A Gafisa não tem apenas perspectivas promissoras, mas também apresenta números atuais de qualidade. A companhia atravessa um bom momento, e divulgou resultados positivos referentes ao último trimestre de 2009. O destaque é o forte desempenho das vendas, que atingiram 1,2 bilhões de reais, um crescimento de 26,8% em relação ao período anterior.

Além de vender mais, a empresa realizou suas operações com maior eficiência. A velocidade de vendas reportada chegou a 28,6% no quarto trimestre de 2009, após registrar 22,1% no trimestre anterior.

A margem Ebitda atingiu 19,5%, ficando ligeiramente acima da expectativa dos analistas (19,0%). Segundo a Brascan, este indicador ainda sofre o impacto da margem Ebitda da Tenda, que passa por processo de reestruturação.

As ações da Gafisa (GFSA3) fecharam o pregão desta terça-feira (9/2) em alta de 4,30%, negociadas a 25,23 reais. O Ibovespa encerrou a negociação em também em alta, de 2,48%, aos 64,718 pontos.
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Cinco ações para investir no 2º semestre de 2024, segundo o BTG Pactual

Ibovespa opera em queda com Campos Neto e Lula no radar; dólar bate R$ 5,70

CPI da zona do euro, falas de Lula e Vale (VALE3): o que move o mercado

Dólar sobe a R$ 5,65 em primeiro pregão de julho e bate máxima em 30 meses

Mais na Exame