Risco soberano eleva CDS de bancos europeus
Índice atinge sua máxima em 14 meses
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.
Londres - O custo do seguro da dívida sênior de uma cesta de 25 bancos e seguradoras europeus subiu para a nova máxima em 14 meses, enquanto as preocupações com o impacto das crises de dívida soberana sobre os bancos continuam pesando sobre o sentimento dos mercados de crédito.
Pouco antes de 12h (de Brasília), o índice de swaps de default de crédito (CDS) iTraxx Senior Financials subia para 205 pontos-base, em comparação com o fechamento em 177 pontos-base ontem, segundo a empresa de pesquisas Markit. O nível máximo anterior foi atingido em 10 de março do ano passado, quando o índice chegou a 210,5 pontos-base.
Os CDS funcionam como contratos de seguro contra default de dívida. Se um tomador de empréstimos declara default, o comprador da proteção recebe uma compensação do vendedor da proteção. Os compradores de swaps podem estar protegendo investimentos existentes ou fazendo apostas baixistas contra companhias ou países. Cada ponto-base de alta nos CDS representa uma aumento de US$ 1 mil no custo anual do seguro de US$ 10 milhões em dívida por cinco anos.
"O risco soberano está começando a causar impacto significativo sobre o risco de crédito (corporativo), especialmente financeiro", disseram estrategistas do BNP Paribas em uma nota. Os estrategistas afirmaram que há "receios de contágio mais amplo no setor bancário europeu" caso a Grécia declare default ou tenha de reestruturar sua dívida. As informações são da Dow Jones.