Mercados

Realização de lucros afeta mercados asiáticos

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos Tóquio - A maioria das Bolsas da Ásia fechou no vermelho nesta quarta-feira. Após os ganhos registrados nos últimos pregões, os investidores decidiram realizar lucros. Não houve negociações na Bolsa de Jacarta, na Indonésia, devido a um feriado. Este foi o caso da Bolsa de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2010 às 04h46.

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos

Tóquio - A maioria das Bolsas da Ásia fechou no vermelho nesta quarta-feira. Após os ganhos registrados nos últimos pregões, os investidores decidiram realizar lucros. Não houve negociações na Bolsa de Jacarta, na Indonésia, devido a um feriado.

Este foi o caso da Bolsa de Hong Kong, que encerrou um rali de cinco sessões seguidas de alta, nos quais adicionou 4,2%. O índice Hang Seng caiu 312,93 pontos, ou 1,5%, e terminou aos 21.088,86 pontos.

A Bolsa de Xangai, na China, apresentou ligeira queda. A possibilidade de medidas adicionais de aperto prejudicou o setor imobiliário. Já os ganhos em empresas de metais, por conta da disposição de Pequim de acelerar a consolidação do segmento, limitaram o declínio. O índice Xangai Composto recuou 0,1% e terminou aos 2.695,29 pontos.

O yuan se desvalorizou em relação ao dólar, em virtude do enfraquecimento do euro. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,7943 yuans, de 6,7914 yuans do fechamento de terça-feira. A taxa de paridade central dólar-yuan foi fixada em 6,7907 yuans, de 6,799 yuans ontem.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, acompanhou as correções dos mercados norte-americanos e foi influenciada pelos temores sobre a saúde dos bancos europeus. O índice Taiwan Weighted fechou em queda de 0,4%, encerrando aos 7.851,31 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul encerrou o dia em baixa, com recuo das ações do setor financeiro e de tecnologia e realização de lucros em siderúrgicas. Também pesou a expectativa sobre a decisão do banco central da Coreia do Sul (BOK, na sigla em inglês) sobre a taxa de juros, que ocorrerá na quinta-feira. O índice Kospi caiu 0,5%, fechando em 1.779,22 pontos.

Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 fechou praticamente estável, com queda de apenas 0,79%, encerrando aos 4.573,2 pontos.

Nas Filipinas, o índice PSE da Bolsa de Manila avançou 0,8% e fechou aos 3.804,73 pontos, maior nível dos últimos três anos.

A Bolsa de Cingapura teve baixa, seguindo os mercados regionais, com renovadas preocupações sobre a crise das dívidas soberanas na Europa. O índice Straits Times recuou 0,8% e fechou aos 3.011,42 pontos.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, fechou estável, aos 923,88 pontos, pressionado por realizações de lucros, mas com otimismo sobre resultados do terceiro trimestre dando suporte.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, ficou estável e fechou aos 1.434,14 pontos, uma vez que os investidores realizaram lucros à véspera de longo fim de semana. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Dólar fecha em R$ 5,73, maior valor em mais de dois anos: pessimismo com Copom impactou a divisa

BTG retira Petrobras (PETR4) da carteira para agosto, mas ainda se mantém no setor de petróleo

Ibovespa recua em dia de aversão a risco enquanto dólar bate R$ 5,73

Meta anima investidores com vendas acima da expectativa

Mais na Exame