Reação ao Copom, decisão do BoE, queda de juros na Suíça e balanços: 4 assuntos que movem o mercado
Bolsas sobem no exterior, ainda embaladas por decisão do Fed; diretores do BC americano ainda veem três cortes de juros para este ano
Repórter
Publicado em 21 de março de 2024 às 07h38.
Última atualização em 21 de março de 2024 às 07h39.
As bolsas sobem nesta quinta-feira, 21, dando continuidade ao tom positivo instaurado após a decisão de juros do Federal Reserve (Fed). O Fomc, comitê de política monetária do Fed, manteve a taxa de juro estável entre 5,25% e 5,5%, como esperado. O fator principal foi o relatório trimestral de projeções de diretores do Fed , que passaram a prever juros mais altos para 2025 e 2026. Mas, no mercado, investidores interpretaram o documento pela ótica do copo meio cheio. Afinal, temia-se que o Fed cortasse a projeção de três para dois cortes de juros neste ano, o que não ocorreu.
"O Fed ainda está inclinado a cortar as taxas para um nível mais neutro, mas precisa de ver os dados que sustentem isso e ainda não chegámos lá", afirma o banco ING em nota.
Reação ao Copom
No mercado brasileiro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central confirmou o esperado corte de 0,50 ponto percentual (p.p.), levando a Selic para 10,75%. Só que o comunicado da decisão veio com uma mudança relevante. O trecho sobre a manutenção do ritmo de cortes foi alterado do plural para o singular. Na prática, isso significa que o Copom garante ao menos mais um corte de 0,5 p.p. e deixa a porta aberta para uma eventual redução do ritmo.
A alteração pode não ser tão bem recebida pelo mercado, uma vez que parte significativa do mercado esperava por uma política de juros mais branda. Por outro lado, há a percepção de que a demora mais longa que se previa para o início dos cortes de juros nos Estados Unidos estaria atrapalhando o ímpeto menos contracionista do BC brasileiro.
Suíça corta juros
Em semana recheada de decisões de política monetária, o banco central da Suíça foi o primeiro dos desenvolvidos a promover um corte de juros, com queda de 0,25 p.p. para 1,5%. A decisão pegou de surpresa o mercado, que esperava pela manutenção dos juros no patamar anterior. Bolsas da Europa operam em firme alta nesta manhã.
Bank of England
Ainda nesta quinta, às 9h, será a vez do Bank of England (BoE) apresentar sua decisão de política monetária. A expectativa é de que o banco central britânico mantenha seu juro estável em 5,25%.
Balanços do dia com Sabesp e Cemig
Investidores terão mais um dia de agenda de balanços, com os resultados da Sabesp, Cemig, Espaçolaser, Even e Melnick previstos para hoje. O mercado também irá reagir aos números do quarto trimestre divulgados na véspera pela Vivara, Locaweb e Positivo.