Mercados

Preocupação com contágio da crise derruba mercados europeus

Londres - As bolsas de valores da Europa operavam em queda pelo segundo pregão consecutivo nesta quinta-feira, com os bancos registrando as piores perdas enquanto as preocupações aumentavam sobre a crise de dívida da Grécia e a possibilidade de que seus problemas contagiem outros países da zona do euro. O setor bancário estava sob pressão, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2011 às 09h05.

Londres - As bolsas de valores da Europa operavam em queda pelo segundo pregão consecutivo nesta quinta-feira, com os bancos registrando as piores perdas enquanto as preocupações aumentavam sobre a crise de dívida da Grécia e a possibilidade de que seus problemas contagiem outros países da zona do euro.

O setor bancário estava sob pressão, com o índice STOXX Europe 600 dos bancos caindo 1,14 por cento. Os bancos das economias europeias em dificuldade perdiam 1,77 por cento.

Nout Wellink, diretor do Conselho Executivo do BCE, disse ao jornal holandês Het Financieele Dagblad que um novo programa de resgate para a Grécia teria tantos riscos que seria necessário dobrar o fundo de resgate europeu para levar em consideração as chances de contágio na Irlanda e em Portugal.

Os mercados financeiros temem que as autoridades não consigam aprovar um plano consensual para ajudar a Grécia.

Também preocupam os efeitos de contágio que uma eventual moratória da dívida grega teria sobre as outras nações altamente endividadas da zona do euro.

O índice de volatilidade Euro STOXX 50 subia mais de 10 por cento, para o maior nível dos últimos três meses.

Quanto mais alto o índice, menor é o apetite por risco dos investidores.

"Há um pouco de pânico no mercado e as pessoas estão falando sobre um contágio semelhante ao do Lehman se a Grécia abrir falência", disse Markus Huber, operador da ETX Capital.

O colapso do banco de investimentos norte-americano Lehman Brothers, em setembro de 2008, reverberou pelo sistema financeiro global e os mercados entraram em pânico.

Às 8h47 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 caía 1,05 por cento, aos 1.077 pontos, depois da queda de 1,1 por cento registrada na quarta-feira.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Bolsas na Ásia disparam e CSI 300 encerra melhor semana desde 2008

Em meio a temor pós-crise da Agrogalaxy, Lavoro refuta rumores de problemas financeiros

Petrobras (PETR4) e argentina YPF assinam acordo para análise de negócios de exploração e produção