Petrobras (PETR4) lidera altas do Ibovespa em janeiro; saiba quais ações mais subiram no mês

O Ibovespa, por outro lado, encerrou janeiro com baixa de 4,79%

As ações da Petrobras foram as que mais subiram no mês de janeiro na bolsa de valores brasileira (Budrul Chukrut/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)
As ações da Petrobras foram as que mais subiram no mês de janeiro na bolsa de valores brasileira (Budrul Chukrut/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)
Janize Colaço
Janize Colaço

Repórter de Invest

Publicado em 31 de janeiro de 2024 às 19h04.

Última atualização em 31 de janeiro de 2024 às 19h39.

Não foi apenas no ano passado que a Petrobras (PETR4;PETR3) brilhou na bolsa de valores. No primeiro mês de 2024, as ações preferenciais e ordinárias da petrolífera foram as que mais subiram, com altas de 8,62% e 8,16%, respectivamente. O Ibovespa, por outro lado, encerrou janeiro com baixa de 4,79%.

Petrobras (PETR4) lidera altas do Ibovespa em janeiro

Na avaliação de especialistas ouvidos pela EXAME Invest, mesmo com a desconfiança por parte do mercado, a Petrobras segue surpreendendo. Embora o principal risco de investimentos seja o caminho aberto para possíveis intervenções do governo — inclusive, algumas mudanças ocorreram ao longo do ano passado —, a estatal tem apresentado um desempenho operacional considerado positivo. 

Alexandre Rocha, assessor de investimentos da RJ+ Investimentos, destaca que a Petrobras tem feito investimentos a fim de ampliar sua capacidade de produção de combustível renovável. Junto a isso, a forte geração de caixa favorece a política de pagamentos de dividendos da companhia. “É esperado 18% de retorno de dividendos da Petrobras em 2024, sem falar dos dividendos extraordinários que podem ser pagos ao longo do ano. Tudo isso continua atraindo investidores e favorecendo o fluxo para as ações.” 

O que também favoreceu os papéis — sobretudo no fim deste mês — foi o anúncio sobre as reservas provadas em 2023. Leonardo Piovesan, analista fundamentalista da Quantzed, destaca que a estatal tem conseguido ter ótimos resultados nos campos do pré-sal e repor a produção. “Mais do que repor, é um índice de reposição acima de 100%. Então o mercado gostou bastante, porque prolonga o fluxo de caixa por mais alguns anos, esse aumento nas reservas provadas.”

Outras petroleiras também subiram em janeiro

E a Petrobras não foi a única a se destacar. Ainda no top 10 das ações que mais subiram no mês de janeiro, a PetroReconcavo (RECV3) e a 3R Petroleum (RRRP3) também apresentaram altas importantes. Os motivos foram dois: a cotação do petróleo, que subiu mais de 5% no mês, e uma possível fusão. 

“No meio do mês saiu uma notícia de possível fusão dos ativos ‘onshore’ entre a PetroReconcavo e a 3R Petroleum. Essa notícia foi interpretada com bons olhos pelo mercado e pelos analistas, pois as ações subiram e tiveram movimentos de alta significantes após a divulgação desse fato relevante”, diz Rocha.

As maiores altas do Ibovespa do mês

Confira as últimas notícias de Invest:

Mais de Invest

Dólar hesita com relato de fluxo comercial, mas retoma alta por exterior e fiscal

Dividendos da Petrobras, Vibra, balanços, IPCA-15 e PCE: os assuntos que movem o mercado

Calendário de licenciamento de 2024: Detran-SP divulga datas para pagamento; veja

Mais na Exame