Acompanhe:

Pemex compra mais de 825 mil ações da Repsol YPF

Empresa mexicana aumentou sua participação na petrolífera espanhola com a operação

A Pemex possui 4,8% do cpaital da Repsol YPF (Philippe Desmazes/AFP)

A Pemex possui 4,8% do cpaital da Repsol YPF (Philippe Desmazes/AFP)

D
Da Redação

25 de julho de 2011, 15h39

México - A empresa pública Petróleos Mexicanos (Pemex) confirmou nesta segunda-feira à Agência Efe que no dia 13 de julho comprou "825.150 ações da Repsol YPF" através de sua filial P.M.I. Holding.

A companhia mexicana, que participa da espanhola Repsol desde 1979, confirmou assim sua primeira aquisição direta significativa no capital da Repsol desde 2008.

Com a operação, a Pemex se transformou no terceiro principal acionista da Repsol com 4,8% do capital, atrás da Sacyr, que conta com 20%, e da Criteria, que dispõe de 12,9%.

Na semana passada, a Pemex anunciou a emissão de um bônus nos mercados internacionais "por um valor total de US$ 1 bilhão" com vencimento em janeiro de 2021 destinado a financiar a "despesa de investimentos e operações de refinanciamiento da Pemex".

Além de ser o terceiro maior produtor de petróleo do mundo, a Pemex é o maior contribuinte fiscal do México e uma das poucas firmas do setor que desenvolve toda a cadeia produtiva da indústria, desde a prospecção, até a distribuição e a comercialização de produtos finais.