Mercados

Temer adia ajustes e tudo para ler antes de a Bolsa abrir

Pressionado pela base, Temer deve adiar para o fim de outubro, ou para novembro, o pacote de medidas anunciados há dois meses

O presidente Michel Temer (PMDB) (Paulo Whitaker/Reuters)

O presidente Michel Temer (PMDB) (Paulo Whitaker/Reuters)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 5 de outubro de 2017 às 07h44.

Última atualização em 5 de outubro de 2017 às 07h52.

São Paulo – Leia as principais notícias desta quinta-feira (05) para começar o dia bem informado:

As quentes do dia

Denúncia adia ajustes e põe as contas em risco. Pressionado pela base que apoia seu governo, Temer deve adiar para o fim de outubro, ou para novembro, o pacote de medidas anunciados há dois meses, segundo apurou o Valor.

Nuzman é preso em desdobramento da Lava Jato. O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Rio 2016 é suspeito de intermediar a compra de votos de membros do COI para a escolha do Rio como sede dos Jogos de 2016.

Câmara conclui votação da reforma política. Entre as medidas aprovadas estão novas regras para a distribuição do fundo público para campanha. Projeto segue agora para o Senado.

Oi pede ao governo MP para sobreviver. Segundo apurou o Valor, a operadora quer que o governo envie ao Congresso uma medida provisória para alterar o Programa de Regularização de Débitos não Tributários (PRD) com as reguladoras.

Empresa russa avalia compra de Viracopos. Segundo a Folha, o aeroporto em Campinas, que teve a devolução ao governo anunciada em julho, está na mira do fundo russo VTB Capital.

Wesley vai voltar? No que depender da família Batista, simPessoas próximas aos Batista afirmam que a família não cogita manter Wesley afastado da JBS quando sair da prisão.

Negociação da maior empresa de gasodutos do país avançou. Processo de venda da TAG, empresa da Petrobras, começou oficialmente há apenas um mês, mas está andando rápido.

A Cemig tem pressa; os credores, mais ainda. Conselho de administração avalia colocar a venda da transmissora de energia Taesa como prioridade, por pressão dos bancos.

Integração de Cultura com Fnac começa a sair do papel. A Cultura, no vermelho desde 2014, não quer perder o foco de vendas da Black Friday e do Natal.

Brookfield tentou fusão com concorrentes no Brasil. EXAME apurou que a canadense negociou por quatro meses com Iguatemi, Aliansce e Multiplan, mas não chegou a um acordo.

A confusão só começou na Unipar. Com a volta do empresário Frank Geyer ao controle da petroquímica Unipar, que se dará em novembro, a empresa deve passar por mudanças. Geyer pretende trocar dois conselheiros.

Queda dos juros leva mais empresas a emitir títulos. Em outubro, há sete operações programadas, que somam 4,3 bilhões de reais.

Política e mundo

Câmara aprova fundo público para financiamento de eleição. Apesar de os parlamentares afirmarem que o fundo será de R$ 1,7 bilhão, o texto não estabelece um teto para o valor, e sim um piso.

Meirelles já tem equipe para corrida eleitoral, dizem fontes. A equipe é responsável pela análise diária de redes sociais e pelo planejamento estratégico da divulgação de conteúdo sobre as ações do ministro.

Advogado de Temer diz que nova denúncia é uma tentativa de golpe. Eduardo Carnelós disse que apresentou evidências de que a denúncia da PGR é "umas das mais absurdas acusações que se tem notícia na história do Brasil".

Negociações do acordo Mercosul-UE devem ficar para novembro. Os negociadores europeus defendem que demais pontos da proposta poderiam compensar a oferta pobre de carne e etanol.

Senado aprova MP que deu status de ministro para Moreira Franco. O político é alvo, ao lado do presidente Michel Temer e do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, de denúncia por organização criminosa.

Em pedido ao STF, Joesley acusa Janot de violar acordo de delação. O empresário pede que Fachin envie os autos do pedido de rescisão da colaboração dele para que a nova chefe do MPF, Raquel Dodge, se manifeste sobre o que considera violações cometidas por Janot.

Ficha Limpa atinge condenados antes de 2010, decide STF. Os magistrados negaram recurso de um vereador de Nova Soure (BA) que foi condenado, nos autos de representação eleitoral, por fatos ocorridos em 2004.

Namorada de atirador de Las Vegas nega conhecimento de ataque. Marilou Danley afirmou que a carnificina desencadeada por Paddock enquanto ela estava no exterior a pegou completamente de surpresa.

Enquanto você desligou...

BB reduz atuação no varejo no exteriorApós ter desativado nos últimos meses escritórios em mercados como Venezuela, Uruguai, Seul e Hong Kong, o BB está fechando agências físicas em Portugal, maior operação de varejo na Europa.

MRV vai ampliar investimento em terrenos de olho em recuperaçãoA MRV, que investiu 1 bilhão de reais em terrenos desde 2014 até o primeiro semestre deste ano, vai aplicar mais 500 milhões de reais na área em 2018 para ampliar sua carteira de espaços disponíveis.

Braskem confirma emissão externa no valor total de US$ 1,75 biTrata-se da maior emissão da história da petroquímica e com seu menor custo histórico.

Engie mira ativos de geração e transmissão da Eletrobras. A empresa francesa também tem acompanhado de perto os desinvestimentos da Petrobras, com interesse em avaliar termelétricas, gasodutos e terminais de gás natural.

Grupo chinês deve “comprar” Linha 6 do Metrô de SP e retomar obra. As obras foram paralisadas em setembro do ano passado pelo consócio Move São Paulo, formado pelas empresas Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC e por um fundo de investimentos.

Agenda do dia

Nos Estados Unidos, sai o relatório de novos pedidos de seguro-desemprego e o dado sobre encomendas da indústria em agosto. O BCE divulga as atas da reunião sobre política monetária.

 

Acompanhe tudo sobre:Mercado financeiro

Mais de Mercados

ETF da Argentina bate recorde de investimentos e mostra otimismo de Wall Street com Milei

Ibovespa fecha em alta à espera de fiscal e bolsas americanas ficam mistas após ata do FED

B3 lança novo índice que iguala peso das empresas na carteira

Carrefour Brasil: desabastecimento de carne bovina afeta lojas do Atacadão