Mercados

Nova York fecha sem direção clara com ADP e ata do Fed

Mercado de ações fechou com o Dow Jones e o S&P-500 em baixa e o Nasdaq em alta


	Bolsa de Nova York: índice Dow Jones fechou em queda de 68,20 pontos (0,41%), em 16.462,74 pontos
 (.REUTERS/Lucas Jackson)

Bolsa de Nova York: índice Dow Jones fechou em queda de 68,20 pontos (0,41%), em 16.462,74 pontos (.REUTERS/Lucas Jackson)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2014 às 20h05.

Nova York - O mercado de ações dos Estados Unidos fechou nesta quarta-feira, 8, com os principais índices em direções divergentes, o Dow Jones e o S&P-500 em baixa e o Nasdaq em alta. Ações de setores cujo desempenho tende a acompanhar o comportamento da economia subiram, depois da divulgação da pesquisa de emprego da Automatic Data Processing/Moody's Analytics.

A pesquisa indica que foram criados 238 mil postos de trabalho em dezembro, enquanto economistas previam um crescimento de 200 mil. O dado é visto como uma prévia dos indicadores oficiais do nível de emprego, que saem na sexta-feira, 10.

O informe da ADP é "absolutamente fantástico", disse o analista Colin Ciexzynski, da CMC Markets. "Parece que a economia dos EUA está ganhando tração", acrescentou. À tarde, o mercado digeriu a ata da reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) realizada em dezembro, quando a autoridade monetária anunciou que começaria a reduzir em janeiro seu programa de compras de bônus. A ata reafirmou que o Fed pretende reduzir o estímulo à economia gradualmente e mostrou que alguns participantes da reunião mostraram a preocupação de que a recuperação da econômica ainda esteja frágil.

"Os dirigentes do Fed têm sido bastante transparentes e não havia grandes surpresas, de modo que os mercados não reagiram", observou Ron Florence, do Wells Fargo Private Bank. Entre as ações de empresas que divulgaram resultados, os destaques foram Monsanto (+2,15%) e Micron Technology (+9,85%). As ações da Microsoft caíram 1,79%, depois de o executivo-chefe da Ford, Alan Mulally, dizer que não deixará a montadora para ser o novo CEO da empresa de tecnologia; ele era cogitado para o posto quando o atual CEO da Microsoft, Steve Ballmer, se aposentar. As ações da Ford subiram 1,04%. As da rede varejista JC Penney caíram 10,01%, depois de a empresa divulgar um informe de vendas vago, sem especificar qualquer número.

Ainda na onda da legalização da maconha para fins recreativos em Denver (Colorado), as ações do setor voltaram a ter altas fortes (Hemp Inc. +89,51%, GreenGro +53,46%). O índice Dow Jones fechou em queda de 68,20 pontos (0,41%), em 16.462,74 pontos. O Nasdaq fechou em alta de 12,43 pontos (0,30%), em 4.165,61 pontos. O S&P-500 fechou em baixa de 0,39 ponto (0,02%), em 1.837,49 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresDow JonesMercado financeiroNasdaq

Mais de Mercados

"Falta maturidade para o Brasil ter um BC independente", diz Fernando Siqueira, head da Guide

Bilionário, ex-operador do Lehman Brothers abre empresa de capital de risco

Ibovespa sobe com sinalizações de corte de gastos e dólar volta a fechar abaixo de R$ 5,50

Tesla deixou os problemas para trás? Investidores acreditam que sim; saiba por quê

Mais na Exame