Mercados

Mercados russos caem enquanto Putin aumenta poder na Crimeia

O banco central russo elevou sua principal taxa de juros de empréstimos em 1,5 ponto percentual depois que o rublo caiu para mínimas históricas ante o dólar


	Bolsa de Moscou: a bolsa de Moscou caiu 11,3%, tirando quase 60 bilhões de dólares do valor de empresas russas em um dia
 (Alexey Sazonov/AFP)

Bolsa de Moscou: a bolsa de Moscou caiu 11,3%, tirando quase 60 bilhões de dólares do valor de empresas russas em um dia (Alexey Sazonov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2014 às 15h11.

Moscou - A Rússia pagou um preço financeiro nesta segunda-feira por sua intervenção militar na vizinha Ucrânia, com ações, bônus e o rublo russo despencando à medida que as forças do presidente Vladimir Putin fortaleciam o domínio sobre a região da Crimeia, que tem maioria étnica russa.

A bolsa de Moscou caiu 11,3%, tirando quase 60 bilhões de dólares do valor de empresas russas em um dia, e o banco central do país gastou 10 bilhões de dólares de suas reservas para sustentar o rublo enquanto investidores se assustaram com as crescentes tensões com o Ocidente sobre a ex-república soviética.

Os dois lados até agora evitaram o derramamento de sangue, mas o recuo do mercado salientou o dano que a crise pode causar na vulnerável economia russa, tornando mais difícil equilibrar o orçamento e potencialmente minando o apoio de empresas e do público a Putin.

O vice-ministro russo da Economia, Andrei Klepach, disse que a "histeria" do mercado vai acabar, mas que tensões com Bruxelas e Washington, que fez ameaças de suspensão de vistos, congelamento de ativos e sanções comerciais, vão permanecer e afetar a economia.

O banco central russo elevou sua principal taxa de juros de empréstimos em 1,5 ponto percentual depois que o rublo caiu para mínimas históricas ante o dólar. O índice MICEX das ações de Moscou fechou em queda de 10,79%, a 1.288 pontos.

Acompanhe tudo sobre:Indicadores econômicosDiplomacia

Mais de Mercados

A visão apocalíptica do mercado sobre empresas de software na era da IA

O inverno chegou para as criptomoedas? Para analistas, tudo indica que sim

Fôlego de última hora não poupou Nvidia de pior semana do ano na bolsa

Lembra dela? DeepSeek derrubou mercados há um ano — como está a empresa hoje?