Mercados

Mercado europeu opera quase estável, bancos pressionam

Londres - As bolsas de valores da Europa operavam quase estáveis nesta terça-feira, pressionadas pelas ações dos bancos, com preocupações crescentes sobre possíveis rebaixamentos de ratings soberanos na zona do euro fazendo investidores de curto prazo realizarem lucros, segundo operadores. Às 7h41 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha variação […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2011 às 06h47.

Londres - As bolsas de valores da Europa operavam quase estáveis nesta terça-feira, pressionadas pelas ações dos bancos, com preocupações crescentes sobre possíveis rebaixamentos de ratings soberanos na zona do euro fazendo investidores de curto prazo realizarem lucros, segundo operadores.

Às 7h41 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha variação positiva de 0,07 por cento, aos 968 pontos. O índice do setor bancário recuava 0,75 por cento. O mercado tinha aberto o pregão em alta, com investidores comprando ações recentemente desvalorizadas após os fortes declínios de segunda-feira, quando o plano da União Europeia (UE) por regras fiscais mais duras não conseguiu apaziguar temores sobre a crise de dívida da região.

Quaisquer ganhos, porém, devem ser limitados, por causa de receios sobre as notas de crédito europeias. A Moody's disse que os ratings de todos os países da UE serão reavaliados no primeiro trimestre de 2012, assim como as de oito bancos espanhóis. "Ainda há nervosismo no mercado, e a menos que a medida (da UE) seja apoiada por algo concreto, os investidores estarão inclinados a realizar lucros mais tarde no dia", disse Giles Watts, diretor de ações da City Index.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresCACDAXFTSEMercado financeiro

Mais de Mercados

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol