Maioria das bolsas da Europa fecha em baixa, com atenção a declarações de dirigentes de BCs
Christine Lagarde afirma que a atividade da zona do euro estagnou e deve permanecer fraca pelo resto do ano
Agência de notícias
Publicado em 27 de novembro de 2023 às 15h04.
Última atualização em 27 de novembro de 2023 às 15h20.
As bolsas da Europa operaram na maioria em baixa nesta segunda-feira, 27, em uma sessão que teve como destaque a participação pública da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde . A dirigente reforçou a necessidade de agir para levar a inflação de volta à meta de 2%, e indicou que a situação seria pior caso o BCE não houvesse reagido às altas de preços.
Quem também teceu comentários sobre a política monetária visando conter a inflação foi o presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andrew Bailey.
- Procura por crédito nos EUA cai e rejeição de empréstimos aumenta, diz Fed
- Expectativa de inflação de longo prazo começa a cair, mas há volatilidade, diz BCE
- Taiwan diminui dependência comercial de China, à medida que se aproxima de EUA e outros países
- Etanol: preço cai em 13 Estados e no DF, sobe em 5 e fica estável em 7, diz ANP
- Bolsas da Europa fecham em baixa, pressionadas por perspectivas para política monetária
- China promete intensificar supervisão do mercado de minério de ferro após salto nos preços
O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 0,28%, a 458 71 pontos.
Lagarde discursou para a Comissão de Assuntos Econômicos e Monetários do Parlamento Europeu no período da manhã. Ela disse que a atividade da zona do euro estagnou e deve permanecer fraca pelo resto do ano, e indicou disposição do BCE para manter juros inalterados. Ela alertou que os dirigentes da instituição vão reavaliar sua posição em dezembro baseados em dados.
O presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andrew Bailey, afirmou em entrevista que a "próxima etapa" na missão para levar a inflação à meta de 2% será dura. Ele reconheceu o peso na economia do avanço dos juros, mas argumentou que não controlar a inflação tornaria o quadro pior.
Bailey disse que ainda é muito cedo para decretar vitória contra a inflação. Além disso, advertiu que também é muito cedo para se discutir cortes nos juros. Em Londres, o FTSE 100 caiu 0,37%, a 7.460,70 pontos.
Na França, o grupo Casino Guichard-Perrachon, controlador do Grupo Pão de Açúcar (GPA) no Brasil, informou sobre demonstrações de interesse por lojas suas, após "rumores na imprensa", e diz que elas serão avaliadas nas próximas semanas. Após a nota sobre o tema, a ação da empresa caiu 5,29% em Paris, onde o CAC 40 teve queda de 0,37%, a 7.265,49 pontos, na mínima do dia.
Em Frankfurt, o DAX recuou 0,39%, a 15.966,37 pontos. Em Milão, o FTSE MIB teve queda de 0,31%, a 29.342,29 pontos. Por outro lado, em Madri o Ibex35 avançou 0,16%, a 9.954,50 pontos, enquanto o PSI 20 teve alta de 0,50, a 6.366,50 pontos.