Mercados

Kuwait e HSBC assinam acordo para privatizar Bolsa

Metade das ações da bolsa será negociada em IPO e o restante, vendido a empresas listadas na bolsa

HSBC dará início a processo de privatização da bolsa do Kuwait por meio de acordo de seis meses (Yasser Al-Zayyat/AFP Photo)

HSBC dará início a processo de privatização da bolsa do Kuwait por meio de acordo de seis meses (Yasser Al-Zayyat/AFP Photo)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2012 às 12h53.

Cidade do Kuwait - A Autoridade de Mercados de Capitais do Kuwait (CMA, na sigla em inglês) assinou hoje um acordo com o banco HSBC para a privatização da Bolsa do Kuwait e o estabelecimento de uma nova companhia para administrá-la. Uma lei aprovada dois anos atrás exigiu que fosse feita a oferta pública inicial de ações (IPO) de 50% da Kuwait Stock Exchange Company e o restante deveria ser vendido a companhias listadas em bolsa.

Por meio do acordo de seis meses, o HSBC vai dar início ao processo de privatização, de acordo com o representante da bolsa Abdullah al-Gabandi. "Estamos confiantes em que a privatização da bolsa será um grande benefício para a economia do Kuwait, os investidores e as companhias listadas", disse.

Em 2010, o parlamento do Kuwait aprovou a legislação que definiu a CMA como reguladora independente para o mercado de ações do Kuwait, com o objetivo de aumentar a transparência da terceira maior bolsa do mundo árabe em capitalização. O mercado do Kuwait tem capitalização de cerca de US$ 100 bilhões e lista 215 companhias locais e estrangeiras. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesPrivatizaçãoKuwait

Mais de Mercados

A visão apocalíptica do mercado sobre empresas de software na era da IA

O inverno chegou para as criptomoedas? Para analistas, tudo indica que sim

Fôlego de última hora não poupou Nvidia de pior semana do ano na bolsa

Lembra dela? DeepSeek derrubou mercados há um ano — como está a empresa hoje?