Mercados

Kroton sobe quase 6% na Bolsa após comprar a Somos

A Kroton anunciou hoje de manhã que comprou a Somos por 4,56 bilhões de reais

Kroton: o valor de mercado da companhia é estimado em 22 bilhões de reais (Germano Lüders/EXAME/Exame)

Kroton: o valor de mercado da companhia é estimado em 22 bilhões de reais (Germano Lüders/EXAME/Exame)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 23 de abril de 2018 às 10h34.

Última atualização em 23 de abril de 2018 às 11h02.

São Paulo - As ações da Kroton abriram o pregão em alta de 5,78% na manhã desta segunda-feira. Os papéis eram negociados por 14,28 reais.

O mercado repercute a compra da Somos pela Kroton. O negócio foi fechado por 4,56 bilhões de reais, 23,75 reais por ação.

O valor representa um prêmio de 66% em relação ao preço de fechamento das ações da Somos na sexta-feira, de 14,30 reais.

Segundo o fato relevante divulgado, do total do valor, 4,166 bilhões de reais serão pagos à vista na data de fechamento do negócio e o restante será mantido em conta vinculada para garantir pagamento de determinadas obrigações de indenização assumidas pelos vendedores.

Se a operação não for fechada até 23 de outubro, o valor passará a ser corrigido pela variação do CDI a partir de 24 de outubro, até a conclusão do negócio.

A Somos informou ainda que no período de até 30 dias, a partir do fechamento da operação, a holding Saber, criada pela Kroton , submeterá à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e à B3 um pedido de registro de oferta pública obrigatória para a aquisição (OPA) das ações da Somos detidas pelos acionistas minoritários.

A Saber avalia ainda cumular a OPA com a oferta pública para o cancelamento do registro de companhia aberta da Somos, embora esta decisão ainda não tenha sido tomada e a estrutura final da OPA será definida posteriormente.

A operação está sujeita a determinadas condições, inclusive a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

De acordo com os dados da B3 da última sexta-feira, o valor de mercado da Kroton era de 22,3 bilhões de reais e a Somos em 3,75 bilhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresCogna Educação (ex-Kroton)Setor de educaçãoSomos Educação

Mais de Mercados

"Mercado precifica cenário de quase crise fiscal no Brasil, que não é verdade", diz Mansueto Almeida

Ibovespa opera em queda após IPCA-15 e PIB dos EUA vierem acima do esperado

IA transforma tarefas em Wall Street, mas profissionais ainda estão céticos

Stellantis tem queda de 48% no lucro líquido do 1º semestre

Mais na Exame