Mercados

Itaú BBA: São Martinho não é mais pechincha, mas pode mais

Analista aposta em ganhos de até 42% ao final de 2013 e reitera recomendação de compra às ações


	Analista projeta cenário com preços do açúcar ligeiramente menores nos próximos dois anos 
 (Germano Lüders/EXAME.com)

Analista projeta cenário com preços do açúcar ligeiramente menores nos próximos dois anos  (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2013 às 09h04.

São Paulo – O Itaú BBA elevou o preço-alvo (dez/2013) às ações da São Martinho (SMTO3), de 33,50 para 34,50, um potencial de valorização de 42,6%. A recomendação continua classificada em “compra”.

“A ação já não representa a pechincha que era quando caiu em maio, porém, ainda trata-se de uma boa aposta”, diz a analista Giovana Araújo.

O relatório projeta um cenário com preços do açúcar ligeiramente menores ao longo dos próximos dois anos e também custos unitários à vista mais baixos para os produtores brasileiros mais eficientes.

“Os produtores eficientes como a São Martinho provavelmente irão se beneficiar da diluição dos custos, expandindo as margens mesmo diante de um cenário de preços mais baixos do açúcar”, aposta Giovana.

Na questão da regulamentação, o Itaú BBA acredita que o governo deverá aumentar a mistura na gasolina para 25% na safra de 2013-14, além de prorrogar os benefícios do crédito presumido do PIS/COFINS para a cana-de-açúcar em relação ao etanol, o que permitiria um acréscimo de cerca de R$ 0,05 / litro de etanol.

No entanto, a análise considera cenários alternativos, variando o nível de incentivos governamentais e o preço do açúcar. No pior cenário, o múltiplo preço/lucro da São Martinho para 2013 ainda seria negociado a 14,6 vezes, abaixo da média histórica, de 18,9 vezes.

As ações da São Martinho acumulam valorização de 45% desde janeiro. No mesmo período, o Ibovespa avançou apenas 5%.

Acompanhe tudo sobre:Alimentos processadosAnálises fundamentalistasB3bancos-de-investimentobolsas-de-valoresCana de açúcarEmpresasItaú Corretoraitau-bbaMercado financeirosao-martinho

Mais de Mercados

B3 suspende negociação da Petrobras (PETR4) após divulgação de nova diretoria

Inflação baixou, mas Fed ficou mais conservador: o que aconteceu?

Petrobras (PETR4) paga dividendos extraordinários e regulares na próxima semana

"O corte de juros acabou e Copom unânime deve favorecer o câmbio", diz Ettore Marchetti, da EQI

Mais na Exame