Preço das ações do IRB cai pela metade em menos de uma semana
Papéis registram queda acumulada de 52%. Na quarta à noite, companhia anunciou novo presidente interino
Da Redação
Publicado em 5 de março de 2020 às 10h44.
Última atualização em 5 de março de 2020 às 19h25.
São Paulo - Os desencontros de informações divulgados pela resseguradora IRB fizeram com que o preço das ações caíssem 52% entre o fechamento do pregão de sexta e a sessão desta quinta-feira (5) para 15,97 reais. No dia, a queda foi de 16,17%.
Ontem à noite, em fato relevante, a companhia anunciou a renúncia do presidente da companhia, José Cardoso, e do vice-presidente executivo, financeiro e de relações com investidores, Fernando Passos. Werner Suffert foi eleito pelo Conselho de Administração para a posição de vice-presidente executivo, financeiro e de relações com Investidores do IRB Brasil. Ficará como presidente interino até que outro executivo seja escolhido. Até então, ele que ocupava o cargo de CFO e IRO da BB Seguridade.
Para a equipe de analistas da Guide Investimentos, a troca de comando foi positiva para a companhia e é uma tentativa de estancar a crise de credibilidade. "Acreditamos que Werner deve ocupar o posto de forma interina, mas que outros executivos podem assumir o comando da companhia nos próximos meses."
Os analistas disseram ainda que a medida pode trazer certo alívio ao mercado, contudo para uma visão de médio prazo, em função dos recentes desencontros de informações e divulgações de informações não verídicas, eleva-se o grau de dificuldade para que eles possam manter a opinião quanto ao potencial da empresa como tinham anteriormente, com isso, eles alteram a recomendação para as ações da companhia de compra para neutro,sem preço-alvo definido no momento.
A troca do comando da companhia se deve a uma crise de confiança do mercado. Na última quarta-feira, as ações da IRB chegaram a cair 40% e a empresa perdeu 8 bilhões de reais em valor de mercado, apósaBerkshire Hathaway, empresa do bilionário Warren Buffett , ter divulgado um comunicado negando que tenha comprado ações da resseguradora.Disse aindaque as informações de que faria parte do quadro de acionistas estão incorretas e que não é acionista do IRB, nunca foi e também não tem intenção de se tornar investidor da companhia brasileira.
A notícia da compra da holding de Buffett surgiu após uma nota publicada no jornal O Estado de São Paulo. Segundo o jornal,entre os dias 6 e 18 de fevereiro, a Berkshire Hathaway aproveitou a baixa das ações da resseguradora para ampliar a sua participação, já que as ações da companhia acumulavam queda de mais de 30% na Bolsa até aquela data. O Estadão explicou queos acionistas da IRB que procuraram o ressegurador receberam uma tabela de acionistas, mostrando que o megainvestidor, dentre outros investidores, havia aumentado sua posição na empresa. Era a mesma tabela que o jornal teve acesso.