IPCA, Powell, Eternit, Azul, Aura e o que mais move o mercado
Mercado internacional amanhece em tom positivo à espera de declarações do presidente do Fed
Guilherme Guilherme
Publicado em 11 de janeiro de 2022 às 07h14.
Última atualização em 11 de janeiro de 2022 às 07h22.
As bolsas internacionais avançam nesta terça-feira, 11, recuperando parte das últimas perdas, impulsionadas por preocupações sobre o aperto da política monetária americana.
Ações de tecnologia, que estiveram entre as maiores quedas recentes, lideram a recuperação do mercado europeu. As bolsas da França e da Alemanha são destaques desta manhã, subindo mais de 1%.
O apetite pelo setor de tecnologia também tem reflexos no mercado de futuros americano, com a alta do índice Nasdaq superando as do S&P 500 e Dow Jones. Com maior concentração das big techs, o índice vem de queda de 5,6% desde o segundo pregão do ano.
Powell no Senado
Apesar do tom positivo, alta de juros e medidas para controlar a inflação permanecem como pano de fundo das negociações. O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell , nomeado para um segundo mandato à frente da instituição, se prepara para seu testemunho no Comitê Bancário do Senado americano, que terá início às 12h.
Em pronunciamento já publicado e que deve marcar o início da sessão, Powell irá reforçar a importância de seu compromisso em “ evitar que a inflação mais alta se consolide ”.
“Sabemos que a inflação alta cobra um preço, principalmente para aqueles menos capazes de arcar com os custos mais altos de bens essenciais como alimentação, moradia e transporte. Estamos fortemente comprometidos em alcançar nossos objetivos estatutários de emprego máximo e estabilidade de preços”, diz o documento.
IPCA
Temores sobre a inflação também seguem presentes no mercado brasileiro e deve ser um dos assuntos principais desta terça. Isso porque está prevista para às 9h a divulgação do IPCA de dezembro pelo IBGE, para o qual a expectativa é de 0,65% de alta, reduzindo a inflação anual de 10,74% para 9,97%.
Pelas projeções de mercado, a inflação brasileira deve perder força ao longo do ano, mas a um preço caro: o de juros altos e atividade fraca. No último boletim Focus, economistas revisaram para 11,75% a estimativa de Selic para 2022 e o PIB, para 0,28%.
Eternit
A Eternit (ETER3) informou na última noite a compra da empresa de fibrocimento Confibra, com capacidade de produção de 168.000 toneladas por ano. A aquisição representa um incremento de 20% na produção da Eternit.
O preço pago pela Confibra foi de 110 milhões de reais, que poderá ser acrescido em 10 milhões de reais, dependendo do cumprimento de metas. A operação ainda precisa do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
Aura
A Aura Minerals (AURA33) atingiu seu próprio recorde de produção de ouro para um trimestre. Entre outubro e dezembro de 2021, a companhia atingiu 77.594 onças de ouro contra 69.148 no mesmo período de 2020. A produção total de ouro em 2021 foi de 268.983 onças, 32% superior ao ano anterior.
Azul
A Azul (AZUL4) registrou 2,581 milhões de passageiros domésticos no mês de dezembro, 20,9% acima do número apresentado em dezembro de 2019, ainda antes do início da pandemia. A taxa de ocupação dos voos domésticos, de 82,3%, foi a mesma de dois anos atrás. Por outro lado, a frente internacional segue com marcas abaixo do período pré-covid. Em 2021 foram 1,419 milhão de passageiros para voos internacionais da Azul contra 7,151 milhões em 2019.