Mercados

Investidores realizam lucros e Ibovespa opera em queda

Índice da bolsa brasileira caminha para registrar sua segunda queda semanal consecutiva. O giro financeiro do pregão era de R$ 2,78 bilhões

Pregão da Bovespa (Divulgação/BM&FBovespa)

Pregão da Bovespa (Divulgação/BM&FBovespa)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2012 às 12h52.

São Paulo - O principal índice acionário brasileiro recuava nesta sexta-feira, cedendo à realização de lucros após os ganhos da véspera, enquanto fracos resultados corporativos no exterior ajudavam a limitar o apetite de investidores por ativos de risco.

Às 13h30, o Ibovespa perdia 0,61 por cento, a 57.481 pontos, e caminhava para registrar sua segunda queda semanal consecutiva. O giro financeiro do pregão era de 2,78 bilhões de reais.

Após terem impulsionado o índice na véspera, as ações preferenciais da mineradora Vale e as ordinárias da OGX agora pesavam no Ibovespa, com queda de 0,91 e 1,47 por cento, respectivamente.

O setor de construção também pesava no mercado, com destaque para a queda de 3,07 por cento das ações da PDG Realty . "O mercado voltou a ter uma expectativa negativa sobre os balanços do setor no terceiro trimestre", afirmou o economista Gustavo Mendonça, da Saga Capital.

Já as ações da Petrobras ajudavam a limitar o recuo do índice, com a preferencial subindo 1,75 por cento e a ordinária registrando alta de 1,55 por cento.

A petroleira estatal deve anunciar após o fechamento do pregão um lucro líquido no terceiro trimestre, após ter amargado seu primeiro prejuízo em mais de 13 anos no trimestre anterior.

Cteep era destaque de alta do Ibovespa na sessão, subindo 2,90 por cento, a 30,92 reais. Analistas do BTG Pactual elevaram a recomendação para a ação da empresa de energia para "neutra".

No cenário externo, investidores mostravam cautela diante de resultados decepcionantes de Amazon.com e Apple , apesar do crescimento acima do esperado do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos.

"Os balanços que têm sido divulgados lá fora mais tem decepcionado do que animado investidores", disse o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Rosa.

Segundo ele, os fracos resultados corporativos reacendem temores sobre o ritmo de atividade global e elevam a aversão ao risco nos mercados.

Em Wall Street, o índice Dow Jones recuava 0,08 por cento e o S&P 500 tinha queda de 0,24 por cento. Já o principal índice europeu de ações subia 0,19 por cento.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Dólar sobe para R$ 6,19 com indefinição sobre emendas parlamentares

Megafusão de Honda e Nissan: um 'casamento' de conveniência sob intensa pressão

Ibovespa fecha penúltimo pregão em baixa e cai 1,5% na semana; dólar sobe 2%

Embraer assina contrato para vender 2 unidades do C-390 Millennium para cliente não revelado