Inflação e PIB nos EUA, PEC no Senado, minério e o que mais move o mercado
Bolsas internacionais operam de forma mista à espera de dados econômicos dos Estados Unidos
Guilherme Guilherme
Publicado em 24 de novembro de 2021 às 07h08.
Última atualização em 24 de novembro de 2021 às 07h38.
As bolsas internacionais iniciam esta quarta-feira, 24, próximas da estabilidade, após dois dias de fraqueza nos mercados, com investidores preocupados com a possibilidade de um aperto monetário mais duro nos Estados Unidos, após a renomeação de Jerome Powell para a presidência do Federal Reserve.
Nesta manhã, as bolsas europeias oscilam entre perdas e ganhos, com o Stoxx 600 subindo cerca de 0,30%. Nos Estados Unidos, os índices futuros caem em torno de 0,20%, sinalizando uma abertura em queda no último dia antes do feriado de Ação de Graças, que manterá Wall Street fechado na quinta-feira, 25, e com pregão reduzido na sexta, 26.
Bateria de dados nos EUA
O tom no mercado americano pode mudar ainda nesta manhã, com a divulgação da bateria de dados sobre a maior economia do mundo. O principal, no ponto de vista macroeconômico, é o PIB do terceiro trimestre, mas, por já ser sua primeira revisão, o espaço para surpresas é reduzido.
O consenso é de que o crescimento de 2%, apresentado na primeira prévia, seja revisto para 2,2%. Inicialmente, economistas esperavam por uma expansão de 2,7% da economia americana no trimestre.
As atenções do mercado, contudo, devem se concentrar no índice de preços sobre gastos pessoais (PCE, na sigla em inglês), principal referência para a política monetária do Fed. Pelas projeções de mercado, o PCE de outubro deve sair em 0,4%, passando de 3,6% para 4,1% o PCE anual. Um número ainda acima do projetado pode provocar reações negativas no mercado, alimentando as expectativas de um aperto monetário mais acelerado nos Estados Unidos.
Com o feriado, dados que usualmente são divulgados na quinta foram adiantados para esta quarta. Este é o exemplo dos pedidos semanais de seguro desemprego, que também sai nesta manhã nos Estados Unidos. A estimativa é de que o número caia de 268.000 para 260.000.
PEC no Senado
No Brasil, o mercado segue atento ao andamento da PEC dos Precatórios, que deve ser levada ao plenário do Senado nesta quarta. Na última sessão, a expectativa de que a proposta estivesse mais próxima de ser aprovada chegou a impulsionar o Ibovespa de volta aos 103.000 pontos.
Uma das principais mudanças no texto -- que já foi aprovado na Câmara -- foi anunciada na véspera pelo relator da PEC e líder do governo no Senado, Fernando Bezerra. Segundo o senador, o programa Auxílio Brasil deve ter caráter definitivo, com distribuição de 400 reais. Porém, não há grande esperança de que a PEC seja votada ainda hoje, já que parte dos senadores deve pedir vista, ou seja, mais tempo para analisar a proposta.
Com o sobe-e-desce do mercado, seu dinheiro não pode ficar exposto. Aprenda como investirmelhor.
Minério segue em alta
Além de a PEC estar mais próxima de uma resolução, a nova alta do minério de ferro é outro fator que deve contribuir para o mercado brasileiro nesta quarta. A commodity fechou em forte valorização pelo terceiro dia seguido na China.
Nesta madrugada, o minério disparou mais 5,7% e voltou a marca dos 100 dólares por tonelada em meio à perspectiva de maior demanda, após o governo local sinalizar apoio ao mercado imobiliário. A valorização do metal tem embalado as ações da Vale (VALE3), que possui a maior participação do Ibovespa e já acumula alta de mais de 8% na semana.
TIM nega ter recebido proposta
A TIM (TIMS3) informou que não recebeu qualquer contato direto ou proposta da gestora KKR. No início da semana, a Telecom Itália, controladora da TIM Brasil informou ter recebido uma proposta não vinculante da KKR por 51% da companhia.
Vibra fecha acordo no Amapá
A Vibra (VBBR3), dos postos BR, informou ter chegado a um acordo com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) proporcionando a transferência do controle acionário da CEA, decorrente de privatização. Segundo a Vibra, o acordo irá gerar um resultado positivo de 353 milhões de reais. O acordo também encerra o litígio fiscal com o estado do Amapá.
Novo shopping da Multiplan
A Multiplan (MULT3) anunciou a inauguração de seu 20º shopping center, o ParkJacarepaguá, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A inauguração ocorreu com 95% da área locada e mais de 230 lojas. O investimento da Multiplan na planta foi de 770 milhões de reais.