Mercados

Índice Bovespa perde força e cai com piora em Wall Street

São Paulo - A bolsa brasileira operava em baixa nesta terça-feira, seguindo o comportamento dos mercados externos, que caíam com dados chineses fracos e com uma realização de lucro das altas de quarta-feira, quando a Bovespa ficou fechada devido ao feriado nacional. Às 11h39 o Ibovespa caía 0,08 por cento, a 53.818 pontos. O volume […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2011 às 11h56.

São Paulo - A bolsa brasileira operava em baixa nesta terça-feira, seguindo o comportamento dos mercados externos, que caíam com dados chineses fracos e com uma realização de lucro das altas de quarta-feira, quando a Bovespa ficou fechada devido ao feriado nacional.

Às 11h39 o Ibovespa caía 0,08 por cento, a 53.818 pontos. O volume financeiro da sessão era de 1,774 bilhão de reais.

O índice chegou a registrar ganhos de 1,4 por cento, na máxima do dia, em um ajuste a alta registrada na véspera pelos mercados externos, mas perdeu força com a abertura dos negócios nos Estados Unidos.

Na China, o saldo positivo da balança comercial de 14,5 bilhões de dólares no mês passado foi menor que o superávit de 17,8 bilhões registrado em agosto e menos da metade do total de 31,5 bilhões atingido em julho. As exportações para a União Europeia caíram ao menor valor desde junho. Tanto as importações quanto as exportações chinesas foram mais fracas que o esperado por economistas em uma pesquisa da Reuters. O estrategista-chefe da SLW Corretora, Pedro Galdi, lembrou que a alta da véspera nos mercados externos foi influenciada pelas expectativas de recapitalização de bancos europeus e pela ata do Federal Reserve (Fed), informando que foi considerado uma nova rodada de compras de títulos, entre outras ferramentas, para atenuar as condições financeiras em um cenário de fragilidade da economia. "As bolsas subiram forte e aqui há um ajuste dessa alta.

Mas com a piora lá fora, aqui perde força", disse.

Galdi explicou que as incertezas com a Europa continuam, o que também contribui para a queda desta quinta-feira.

No mercado doméstico, as ações preferenciais de Vale e Petrobras contribuem para a queda do Ibovespa. Primeiro papel recuava 0,45 por cento, a 40,08 reais, enquanto o segundo perdia 0,37 por cento, a 19,09 reais.

Na outra ponta, Pão de Açúcar subia 3,57 por cento, a 64,06 reais, ainda refletindo os dados de vendas do terceiro trimestre, que somaram 11,1 bilhões de reais, volume 55,9 por cento maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasIbovespaMercado financeiroservicos-financeiros

Mais de Mercados

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol