Mercados

Índice Nikkei fecha em queda com fortalecimento do iene

A Toyota perdeu 1,8% e a Sony caiu 5,6%. A Panasonic recuou 3,4%


	Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei caiu 1,0%, para 11.251,41 pontos, após um ganho de 1,9% na sessão anterior
 (REUTERS/Toru Hanai)

Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei caiu 1,0%, para 11.251,41 pontos, após um ganho de 1,9% na sessão anterior (REUTERS/Toru Hanai)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de fevereiro de 2013 às 05h19.

Tóquio - As ações na Bolsa de Tóquio fecharam em queda nesta quarta-feira, uma vez que o fortalecimento renovado do iene atingiu grandes exportadores japoneses como a Toyota Motor e a Sony.

O índice Nikkei caiu 1,0%, para 11.251,41 pontos, após um ganho de 1,9% na sessão anterior.

A moeda japonesa subiu em relação ao dólar durante a noite depois que o grupo das sete principais economias do mundo (G-7) emitiu ontem uma declaração que reafirma o seu compromisso de deixar as forças do mercado determinarem as taxas de câmbio.

O documento também afirmava que a política dos bancos centrais será focada exclusivamente em objetivos nacionais.

"O iene pode estar na agenda da (próxima) reunião do G20", afirmou Hideyuki Ishiguro, estrategista sênior da Okasan Securities. "As ;ações são susceptíveis de enfrentar vendas por enquanto".

A Toyota perdeu 1,8% e a Sony caiu 5,6%. A Panasonic recuou 3,4%.

Enquanto isso, os participantes do mercado e analistas tentaram decifrar o que a declaração do G-7 realmente significava.

Daisuke Karakama, economista de mercado da Mizuho Corporate Bank, disse que a declaração foi provavelmente destinada a evitar preventivamente qualquer crítica por parte das economias emergentes.


O Federal Reserve Bank, o Banco Central Europeu e o Banco do Japão têm se comprometido a realizar medidas de relaxamento agressivas, o que empurraram as moedas emergentes para cima, provocando críticas.

Karakama disse que um sistema de câmbio flutuante é um sistema onde a política monetária é aplicada para produzir a estabilidade dos preços domésticos e não afetar as taxas de câmbio estrangeiras. Mas é difícil remover completamente os efeitos sobre a taxa de câmbio na tentativa de perseguir a estabilidade dos preços internos, disse ele.

As taxas de câmbio e a competitividade dos preços são extremamente importantes para os fabricantes de produtos, particularmente, quando há excesso de capacidade.

As ações da Olympus perderam 2,7%, depois que a empresa cortou sua perspectiva de lucro líquido para 6 bilhões de ienes, de 8 bilhões de ienes, para o ano fiscal que termina em março. A empresa citou o enfraquecimento contínuo no negócio de câmera digital. AS informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

A visão apocalíptica do mercado sobre empresas de software na era da IA

O inverno chegou para as criptomoedas? Para analistas, tudo indica que sim

Fôlego de última hora não poupou Nvidia de pior semana do ano na bolsa

Lembra dela? DeepSeek derrubou mercados há um ano — como está a empresa hoje?