Mercados

Ibovespa fecha em queda com rumores eleitorais

Índice caiu 1,85 por cento, a 52.366 pontos, enquanto o giro financeiro do pregão somou 7,3 bilhões de reais


	Monitores da Bovespa: índice chegou a subir 0,92 por cento na máxima, levantado pelas ações da Petrobras e do Banco do Brasil
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Monitores da Bovespa: índice chegou a subir 0,92 por cento na máxima, levantado pelas ações da Petrobras e do Banco do Brasil (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2014 às 18h17.

São Paulo - Depois de um dia de intensa volatilidade, a Bovespa fechou em baixa nesta terça-feira, diante da queda das bolsas em Wall Street e rumores de que a presidente Dilma Rousseff teria parado de cair nas intenções de voto para as eleições de outubro.

O Ibovespa caiu 1,85 por cento, a 52.366 pontos, enquanto o giro financeiro do pregão somou 7,3 bilhões de reais.

O índice chegou a subir 0,92 por cento na máxima, levantado pelas ações da Petrobras e do Banco do Brasil.

Mas ambos os ativos devolveram ganhos durante a tarde, com a preferencial da petroleira fechando em queda de 3,57 por cento, em meio a expectativa sobre pesquisa do Ibope que deve ser divulgada a partir de quinta-feira.

"Começaram a correr rumores que dizem que a pesquisa do Ibope mostraria um crescimento de 2 a 3 pontos percentuais de Dilma. Se ela aparecer crescendo, terá sido uma novidade em relação ao último mês", disse o especialista em renda variável Rogério Oliveira, da Icap Brasil.

As últimas pesquisas eleitorais divulgadas mostraram queda tanto na aprovação quando na intenção de votos na presidente, o que foi comemorado pelo mercado devido ao ceticismo sobre a condução da política econômica e à intervenção considerada excessiva em estatais.

Segundo Oliveira, a possibilidade de inversão da tendência fazia com que investidores realizassem lucros acumulados, cobrissem posições e vendessem papéis para se proteger de riscos.

No site do jornal O Globo, o colunista Ricardo Noblat afirmou nesta terça que a próxima rodada de pesquisas deve mostrar que Dilma parou de cair nas intenções de voto, entre outros motivos, segundo ele, devido ao recente programa de rádio e TV do PT.

A queda das bolsas norte-americanas, pressionadas por ações do varejo, também contribuiu para derrubar a Bovespa, segundo operadores.

Outros destaques negativos do dia foram a ação preferencial da mineradora Vale, que perdeu 2,29 por cento, e papéis das siderúrgicas Usiminas e CSN. O preço do minério de ferro na China voltou a cair, com contratos para entrega imediata retornando ao menor patamar de dois anos e meio.

No sentido oposto, o papel da BR Properties teve a maior alta, de 4 por cento, reagindo a notícia publicada no site da revista IstoÉ Dinheiro afirmando que o empresário Michael Klein estaria negociando a aquisição de 28 imóveis por cerca de 1 bilhão de reais. A empresa e a assessoria da família Klein afirmaram à Reuters que não comentariam o assunto.

A ação da fabricante de aeronaves Embraer também subiu, tendo ampliado ganhos depois do anúncio de que assinou com o governo brasileiro o primeiro contrato para produção em série do cargueiro KC-390, negócio estimado em 7,2 bilhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

A visão apocalíptica do mercado sobre empresas de software na era da IA

O inverno chegou para as criptomoedas? Para analistas, tudo indica que sim

Fôlego de última hora não poupou Nvidia de pior semana do ano na bolsa

Lembra dela? DeepSeek derrubou mercados há um ano — como está a empresa hoje?