Mercados

Ibovespa fecha em alta após eleições na Europa

O principal índice da bolsa brasileira, subiu 0,5%, aos 61.127 pontos

Pregão da Bovespa (Divulgação/BM&FBovespa)

Pregão da Bovespa (Divulgação/BM&FBovespa)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2012 às 18h18.

São Paulo - A Bovespa fechou em alta nesta segunda-feira, após operar em queda nas primeiras horas do pregão, com investidores avaliando o impacto das eleições na França e na Grécia para a crise da dívida europeia.

O Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, subiu 0,66 por cento, a 61.220 pontos, após dois pregões seguidos de queda. O giro financeiro da sessão foi de 6,53 bilhões de reais. "Achei que seria uma dia de baixa, mas a notícia de que a Merkel (Angela Merkel, chanceler alemã) se prontificou a conversar com Hollande e a fala do Rajoy (Mariano Rajoy, primeiro-ministro espanhol) sobre possível ajuda para o setor bancário, ajudou na recuperação dos mercados", disse Rafael Dornaus, operador da Hencorp Commcor.

Após a vitória do socialista François Hollande para a presidência da França, no domingo, Merkel afirmou que receberá o líder francês "de braços abertos" e afirmou que os dois trabalharão intensamente juntos. O resultado da eleição na França, embora esperado, trouxe incertezas aos mercados internacionais, com temores de possíveis atritos entre Hollande e Merkel com relação à adoção de medidas de austeridade fiscal.

Na Grécia, partidos contrários a medidas de austeridade também venceram as eleições. Em outra frente, a declaração do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, impulsionou as ações de bancos na Europa e ajudou o principal índice da região a fechar em alta.

Rajoy afirmou que dinheiro público poderia ser usado como último recurso para ajudar o setor bancário do país. A melhora do cenário externo ajudou na recuperação da Bovespa, segundo operadores, mas a semana ainda inspira cautela.

"A bolsa fechar em alta hoje não quer dizer que já está tudo tranquilo, mas vamos precisar continuar acompanhando o cenário político da Europa", disse Felipe Casotti, gestor de renda variável na Máxima Asset. Entre as blue chips domésticas, a preferencial da Petrobras subiu 0,49 por cento, a 20,58 reais. OGX ganhou 3,02 por cento, a 13,98 reais.

Já a preferencial da Vale cedeu 0,12 por cento, a 40,39 reais. Hypermarcas subiu 5,75 por cento, a 12,68 reais, e foi a vice-líder de alta do Ibovespa. A ação disparou após a da empresa de bens de consumo ter divulgado lucro maior para o primeiro trimestre, sinalizando estar no caminho para retomar o crescimento após resultados fracos em 2011.

Na ponta contrária, a construtora Rossi foi a maior baixa do índice, com queda de 2,9 por cento, a 8,03 reais, seguida por Pão de Açúcar, que caiu 1,58 por cento, a 87,10 reais. A rede varejista divulgará seus resultados trimestrais ainda nesta noite.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

ETF da Argentina bate recorde de investimentos e mostra otimismo de Wall Street com Milei

Ibovespa fecha em alta à espera de fiscal e bolsas americanas ficam mistas após ata do FED

B3 lança novo índice que iguala peso das empresas na carteira

Carrefour Brasil: desabastecimento de carne bovina afeta lojas do Atacadão