Ibovespa cai na contramão do exterior pressionado por Petrobras e BB
Petroleira lidera quedas do índice com novas pressões do governo sobre política de preços
Guilherme Guilherme
Publicado em 30 de maio de 2022 às 10h36.
Última atualização em 30 de maio de 2022 às 17h07.
Ibovespa hoje: o principal índice da bolsa brasileira opera em queda no início da tarde desta segunda-feira, 30, descolado do bom humor internacional com sinais de reabertura na China . O Ibovespa chegou a abrir em alta, mas virou para o campo negativo ainda pela manhã.
- Ibovespa: - 0,94%, 110.889 pontos
- Dólar: + 0,28%, R$ 4,752
A pressão vem, principalmente, das estatais, que lideram as perdas do Ibovespa, com quedas superiores a 3%. A Petrobras , com a grande participação do índice, tem o segundo pregão de forte queda, reagindo às pressões sobre sua política de preços.
O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar os preços praticados pela companhia. Em visita ao Recife nesta segunda, Bolsonaro afirmou em entrevista à imprensa que o preço do diesel poderia "quebrar o Brasil".
- Petrobras (PETR3): - 2,91%
- Petrobras (PETR4): - 2,48%
Nem mesmo a valorização do petróleo Brent, negociado próximo de US$ 122, serve de suporte aos papéis da companhia.
"Todos os ruídos são muito ruins para a empresa. Apesar da insistência [de Bolsonaro], acho difícil haver interferência na Petrobras. Mas em um ano eleitoral qualquer governo vai tentar melhorar a imagem", disse Rodrigo Moliterno, head de renda variável da Veedha Investimentos.
Vale lembrar que o governo indicou um novo presidente para a petrolífera na semana passada – o terceiro, se aprovado, a comandar a companhia na gestão Bolsonaro.
Destaques de ações
Para além da Petrobras, as estatais Banco do Brasil e Eletrobras também apresentam forte queda nesta sessão. No caso do BB, os papéis reagem à notícia do jornal O Globo de que o BB teria desistido de vender sua unidade na Flórida, o BB Américas.
- Banco do Brasil (BBAS3): - 3,37%
Sobre a Eletrobras, Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos, disse que a maior volatilidade já era esperada dado a aproximação da oferta de ações que deve definir sua privatização. "Há uma oferta em curso, é normal a maior volatilidade até a precificação da operação [marcada para 9 de junho]".
- Eletrobras (ELET6): - 3,91%
- Eletrobras (ELET3): - 3,45%
O tom negativo é parcialmente neutralizado pelas ações da Vale , que operam em alta, após o minério de ferro subir nesta madrugada. A apreciação teve como pano de fundo a expectativa de maior demanda, com alívio de restrições em algumas das principais cidades da China.
- Vale (VALE3): + 1,35%
Shoppings centers voltaram a ser abertos neste fim de semana em Pequim e, segundo a Reuters, a planta da Tesla em Xangai já está operando com 70% da capacidade.
A reabertura da segunda maior economia do mundo impulsiona bolsas internacionais neste início de semana, com exceção das americanas – que permanecem fechadas devido feriado nacional em homenagem aos militares que morreram em conflito.