Exame Logo

Ibovespa sobe na sexta, mas encerra 1ª semana do ano em queda de 2%

Taxa de desemprego americana cai mais do que o esperado e sustenta projeção de alta de juro do Fed

Painel de cotações da B3 | Foto: Cris Faga/NurPhoto via Getty Images (Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)
GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 7 de janeiro de 2022 às 10h28.

Última atualização em 8 de janeiro de 2022 às 00h08.

Na ausência de notícias negativas no cenário interno, o Ibovespa fechou esta sexta-feira, 7, em alta de 1,14%, recuperando parte das perdas dos últimos pregões. Ainda assim, o principal índice da B3 acumulou perdas de 2% na primeira semana de 2022.

Nesta sexta, os ganhos foram puxados pelas ações da Vale (VALE3), principal componente do índice, após nova alta do preço do minério de ferro na China. O movimento ocorreu na contramão do ambiente de cautela no exterior, após a divulgação do relatório de emprego dos Estados Unidos de dezembro, o payroll.

Veja também

No fechamento:

O payroll mostrou que foram criados, em dezembro, 199.000 empregos não agrícolas nos EUA – menos da metade do consenso de mercado, que esperava 400.000 novos postos.

A taxa de desemprego, porém, caiu mais do que o previsto, de 4,2% para 3,9%, ante expectativa de 4,1%. O dado foi suficiente para manter o diagnóstico positivo para o mercado de trabalho dos Estados Unidos. Consequentemente, investidores continuaram precificando uma taxa de juro mais alta em breve, conforme sinalizado pelo Fed. Isso impulsionou o rendimento dos títulos americanos e retirou força do mercado de renda variável.

“O resultado negativo do payroll não deve reverter a discussão de aperto monetário (elevação da taxa de juros) antecipadamente e de maneira mais célere, com 75% de probabilidade de a primeira alta [ser realizada já] em março”, afirmaram, em nota, analistas do BTG Pactual (BPAC11).

Nos Estados Unidos, os principais índices de Nova York fecharam o dia em queda, com destaque negativo para o índice de tecnologia Nasdaq, mais sensível à expectativa de aperto monetário.

Aprenda quais são os tipos de investimentos e como montar a sua própria carteira neste curso completo e acessível da EXAME.

Destaques de ações

Na bolsa brasileira, o setor de fintechs foi o principal destaque do dia. Liderando os ganhos do Ibovespa, as units do Banco Inter (BIDI11) dispararam 15,46% com a notícia de que o UBS BB recomendou a compra dos papéis.

Em relatório divulgado nesta manhã, o UBS BB rebaixou o preço-alvo do Inter de 81 reais para 46 reais, mas elevou a recomendação de neutro para compra. Segundo os analistas, existe um potencial de valorização (upside) de 30% para as units – os papéis haviam encerrado o último pregão cotados a 23,15 reais.

No mesmo setor, foi anunciada nesta manhã a compra da Modal pela XP em negócio envolvendo troca de ações. Fora do Ibovespa, as units da Modal (MODL11) lideraram os ganhos do Índice Small Caps.

As ações da PetroRio (PRIO3) também ficaram entre as maiores altas do Ibovespa após a empresa anunciar sua prévia operacional de dezembro. No mês, a companhia produziu, em média, 34.180 barris de petróleo por dia, encerrando o quarto trimestre com produção média de 32.298 barris. No período, foram vendidos 3.827.173 barris, 54% a mais que no terceiro trimestre e 98,5% que no primeiro trimestre.

O desempenho da PetroRio puxou para cima as ações da concorrente 3R (RRRP3) que também ficou entre as maiores altas do dia.

Ainda no campo das commodities, as siderúrgicas acompanharam a valorização da Vale. O tom positivo nos setores de aço e mineração ocorreu após nova alta do minério de ferro na China, que, segundo a Reuters, encerrou a semana com ganhos de 6%.

No campo negativo, as ações de e-commerce e de tecnologia estiveram novamente entre as maiores quedas do dia por serem alguns dos papéis mais prejudicados em um cenário de juros mais altos.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresIbovespa

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame