Mercados

Ibovespa sobe 1,36% com bancos e na esteira dos EUA; Itaú avança 5,14%

Bancos têm 4ª alta seguida, com mercado à espera de balanços fortes no 3° tri; Petrobras PN avança 3,37%

Bolsa: Ibovespa sobe 1,36% e encerra em 101.917,73 pontos (Germano Lüders/Exame)

Bolsa: Ibovespa sobe 1,36% e encerra em 101.917,73 pontos (Germano Lüders/Exame)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 22 de outubro de 2020 às 10h31.

Última atualização em 22 de outubro de 2020 às 20h19.

O Ibovespa voltou a subir nesta quinta-feira, 1,36%, fechando em 101.917 pontos, puxado pelos bancos e na esteira do movimento positivo das bolsas americanas. Nos Estados Unidos, os principais índices acionários subiram à espera das negociações sobre o pacote de ajuda. Mais cedo, a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, disse que um acordo sobre a nova ajuda financeira em meio à pandemia de Covid-19 estava “quase lá". Ibovespa a 100 mil pontos: saiba o que se pode esperar da bolsa e das principais ações com a EXAME Research.

Com a melhora do humor do mercado, os investidores voltaram as atenções para os papéis do setor financeiro, que estão ainda atrasados frente ao Ibovespa no ano, e diante de expectativas por fortes resultados no 3° trimestre. Os bancos começam a divulgar balanços na semana que vem, com Santander, na terça-feira. Os ações do Itaú, Bradesco PN, Banco do Brasil e Santander fecharam em alta de 5,14%, 4,60%, 4,34% e 4,16%, respectivamente.

Segundo o analista Régis Chinchila, da Terra Investimentos, expectativas sobre os balanços do terceiro trimestre têm levado investidores a comprarem ações de bancos, construção civil e commodities nos últimos dias. Os quatro principais bancos registraram hoje a quarta alta seguida na Bolsa, acumulando na semana ganhos entre 8,43% e 11,76%. No entanto, no ano, registram ainda baixas superiores a 28%, contra queda de 11,87% do Ibovespa.

A Petrobras também apareceu entre as maiores contribuições para o índice em pontos no pregão. As ações PN da estatal avançaram 3,37%, na esteira da alta dos preços do petróleo, depois de tombo de mais de 3% na quarta-feira. Hoje, os contratos futuros do WTI, negociados em Nova York, e Brent, em Londres, subiram 1,62% e 1,85%, nesta ordem.

A alta da commodity ocorre na esperança por estímulos nos EUA e com otimismo pela recuperação econômica, depois de dado melhor do que o esperado do mercado de trabalho americano nesta manhã. Do mesmo setor, mas com menor peso no índice, as ações da PetroRio avançaram 4,93%.

Qualicorp

Depois de liderarem as altas do Ibovespa na última sessão, com a informação de que a Rede D’Or estaria interessada em ampliar a participação na companhia, as ações da Qualicorp chegaram a tocar 3% de queda no início do pregão desta quarta. A queda ocorreu após uma operação de busca e apreensão da Polícia Federal na sede da empresa. A operação foi feita pela área especializada em crimes contra o sistema financeiro nacional, lavagem de dinheiro e ocultação de bens. Em fato relevante divulgado pouco antes da abertura do pregão, a Qualicorp informou que “adotará as medidas necessárias para apuração completa dos fatos, bem como irá colaborar com as autoridades públicas competente”. Mas embora tenha iniciado o dia na lanterna do índice, os papéis viraram para o campo positivo nesta tarde, fechando em alta de 0,38%. “Talvez o mercado tenha entendido a colaboração como um aspecto positivo”, diz Chinchila.

Weg

As ações da Weg subiram 4,73%, após cair mais de 6% no último pregão. Na véspera, a companhia divulgou o resultado do terceiro trimestre, que embora tenha sido considerado positivo pelo mercado, acabou desencadeando realização de lucros. Para parte dos analistas, o preço da ação já estaria superior ao valor que seria justo.

EUA

Nos EUA, os índices Dow Jones, S&P500 e Nasdaq fecharam em alta de 0,62%, 0,52% e 0,19%, respectivamente.

No radar, Pelosi deve retomar as negociações com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, ainda nesta quinta. De acordo com o porta-voz de Pelosi, os dois voltaram a “estreitar as diferenças” na conversa de ontem, mas ainda há questões em aberto. “Apesar de sinais de avanço nas negociações envolvendo o pacote de estímulo econômico nos EUA, há uma percepção crescente de que uma aprovação antes das eleições é cada vez menos provável”, avaliam analistas da Exame Research.

O mercado ficou de olho ainda nesta manhã aos dados de pedidos de seguro-desemprego nos EUA, que vieram melhores do que o esperado e caíram pela terceira vez em quatro semanas, sugerindo gradual recuperação do mercado de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresIbovespa

Mais de Mercados

Shutdown evitado nos EUA, pronunciamento de Lula e Focus: o que move o mercado

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio

Novo Nordisk cai 20% após resultado decepcionante em teste de medicamento contra obesidade