Invest

Ibovespa cai 2% após mudança em teto de gastos; bancos puxam queda

Resultado do Itaú desagrada investidores e ações do banco passam de 5% de queda; Bradesco, que divulga resultado nesta noite, acompanha desvalorização

Painel de cotações da B3 | Foto: Germano Lüders/Exame (Germano Lüders/Exame)

Painel de cotações da B3 | Foto: Germano Lüders/Exame (Germano Lüders/Exame)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 4 de novembro de 2021 às 09h33.

Última atualização em 4 de novembro de 2021 às 16h23.

O Ibovespa cai 1,99%, a 102.351 pontos, às 16h15 desta quinta-feira, 4. O movimento, puxado pelos principais bancos do país, ocorre na contramão das bolsas internacionais, que seguem embaladas pela sinalização de que o Federal Reserve irá manter a taxa de juros inalterada por mais tempo. No câmbio, o dólar é negociado em alta de 0,54%, a 5,620 reais.

Em decisão monetária da véspera, o Fed comunicou que irá reduzir os estímulos de 120 bilhões de dólares mensais no mercado de títulos americano de 15 bilhões por mês, com término previsto para julho. A expectativa é que a alta de juros tenha início logo em seguida, mas não antes do meio do ano que vem. Em Wall Street, o S&P 500 sobe 0,22%, o Nasdaq, 0,78% e o Dow Jones recua 0,42%.

No Brasil, investidores também repercutem a  aprovação da PEC dos Precatórios pelo plenário da Câmara, na última noite. A proposta, que abre espaço de 91,6 bilhões de reais no Orçamento de 2022, ainda precisa ser aprovada em segundo turno na Câmara antes de ir para o Senado. 

Como esperado -- de forma negativa --, foram incluídas na PEC alterações na regra do Teto de Gastos, que será corrigida pelo IPCA de janeiro a dezembro, em vez de julho a junho. Com o índice de inflação em patamares elevados, na casa de 10% ao ano, a medida irá possibilitar gastos de 47 bilhões de reais. 

No radar, ainda estão os dados de produção industrial, que caiu 0,4% em setembro, contra a queda esperada de 0,3%. "micro. Do ponto de vista macro, a insuficiência de demanda e os juros em elevação penalizaram todos os grupos, em especial a produção de bens de capital, que recuou em Setembro 1,6%. Já do ponto de vista micro a descontinuidade de certas cadeias produtivas globais segue impondo falta de insumos industriais", avalia André Perfeito, economista-chefe da Necton.

Aumente seus rendimentos com ajuda dos especialistas do maior banco de investimentos da América Latina. Abra sua conta no BTG Pactual digital.

Por outro lado, nos Estados Unidos, os números mostraram um mercado de trabalho mais aquecido do que o esperado. Divulgados nesta manhã, os pedidos de seguro desemprego bateram 269.000, renovando o menor patamar desde o início da pandemia. A expectativa era de que os pedidos ficassem em 275.000.

Destaques da bolsa

Com a maior participação do setor bancário no Ibovespa, o Itaú (ITUB4) recua 5,03%, após a divulgação de seu resultado do terceiro trimestre. No período, o Itaú teve crescimento anual de 34,8% para 6,779 bilhões de reais. O retorno sobre patrimônio líquido (ROE) foi de 15,7% no mesmo período em 2020 para 19,7%. O Bradesco (BBDC3/BBDC4), que irá apresentar seus números nesta noite, acompanha a queda de mais de seu principal concorrente e recua 5,03% e 5,54%, respectivamente.

A Rede D'Or (RDOR3) também figura entre as maiores perdas, recuando 7,88%,  após o resultado apresentado na última noite ter frustrado as expectativas de investidores. No terceiro trimestre, a companhia teve lucro líquido de 378,1 milhões de reais, 8% acima no ano contra ano, mas abaixo do consenso da Bloomberg de 585,4 milhões de reais.

No extremo oposto, as ações da Cielo (CIEL3) estão entre os principais destaques de alta, subindo 2,59%, após a empresa ter divulgado o balanço do terceiro trimestre na última noite. No período, a companhia apresentou lucro líquido de 211,9 milhões de reais, 111% acima do registrado no terceiro trimestre de 2020. A empresa também anunciou a conclusão da venda da Multidisplay para a Bemobi (BMOB3). Para Luis Pereira, da Guide, a operação é positiva para a Cielo. "Foca na reciclagem, permitindo com que a Cielo dê foco a estratégia core da companhia", diz em relatório.

Entre as maiores altas ainda estão os papéis da Getnet (GETT11), que avançam 8,72%. Os frigoríficos Minerva (BEEF3), Marfrig (MRFG3) e JBS (JBSS3) completam a lista das maiores altas, subindo mais de 3% com o impulso do dólar, que favorece as exportadoras.

Acompanhe tudo sobre:AçõesIbovespa

Mais de Invest

Conglomerado de Buffet desfaz quase metade de sua participação na Apple

Veja como o investimento no exterior pode proteger seu patrimônio

Nasdaq cai 2,4% puxado por Intel e Amazon e aprofunda correção

Ibovespa cai 1,2% com pessimismo nos EUA e volta aos 125 mil pontos

Mais na Exame