Mercados

Ibovespa fecha em alta com ações da Estácio e Kroton

A Bovespa fechou com o seu principal índice em alta pelo segundo pregão consecutivo


	Bovespa: o Ibovespa subiu 1,78 por cento, a 49.887 pontos
 (.)

Bovespa: o Ibovespa subiu 1,78 por cento, a 49.887 pontos (.)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2016 às 17h34.

A Bovespa fechou com o seu principal índice em alta pelo segundo pregão consecutivo nesta quinta-feira, com as ações da Estácio Participações e da Kroton Educacional disparando com chance de fusão entre as duas empresas de ensino.

O Ibovespa subiu 1,78 por cento, a 49.887 pontos. O volume financeiro somou 5,8 bilhões de reais.

A aprovação pela Câmara dos Deputados da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que recria de 2016 a 2023 a Desvinculação de Receitas da União (DRU) foi um dos fatores para o tom positivo na Bovespa.

Agentes financeiros avaliaram favoravelmente a notícia, como uma vitória do presidente-interino Michel Temer, após vários revezes no ambiente político, incluindo a queda de dois ministros, embora admitam que permanecem riscos no horizonte.

"Há riscos, mas o governo parece estar na direção correta, com uma equipe econômica boa, uma coordenação política boa. É que o abacaxi é grande mesmo", disse o gestor Joaquim Kokudai, sócio na sócio na administradora de recursos JPP Capital.

A Câmara também aprovou, nesta madrugada, 14 projetos de lei para reajustar os salários de diversas categorias do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, medida que terá impacto bilionário no Orçamento.

A melhora externa, com o índice acionário norte-americando S&P 500 fechando no azul e tocando a máxima em sete meses e os contratos futuros de petróleo subindo, corroborou a trajetória positiva na Bovespa.

DESTAQUES

- KROTON disparou 13,56 por cento, após a maior companhia de ensino superior privado do país anunciar que está avaliando a compra da rival ESTÁCIO PARTICIPAÇÕES em uma operação envolvendo apenas ações. Os papéis da Estácio saltaram 23,74 por cento. Analistas veem sinergias relevantes com a potencial união das duas empresas.

- BRADESCO teve mais um dia de recuperação e subiu 3,23 por cento, capitaneando os ganhos do setor bancário no Ibovespa e respondendo por contribuição relevante para a alta do índice, assim como a valorização de 1,12 por cento de ITAÚ UNIBANCO.

- PETROBRAS fechou com as preferenciais em alta de 2,69 por cento e os papéis ordinários subindo 2,79 por cento, abandonando fraqueza inicial diante da melhora do petróleo . Investidores também monitoraram declarações do novo presidente da estatal, Pedro Parente, incluindo de que vê venda de ativos da Petrobras como crucial e descarta capitalização.

- VALE encerrou com as ações ordinárias subindo 3,6 por cento e as preferenciais em alta de 3,35 por cento, apesar do recuo nos preços do minério de ferro na China <.IO62-CNI=SI>, tendo no radar reportagem do jornal Valor Econômico de que o governo do presidente interino Michel Temer planeja tirar Murilo Ferreira da presidência-executiva da mineradora.

- OI, que não está no Ibovespa, saltou 23,3 por cento, liderando as altas do índice de Small Caps. Na véspera, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que transforma concessões de linhas fixas em autorizações. O projeto ainda precisa se aprovado no Senado. De acordo com um analista do setor de telecomunicações, uma potencial mudança regulatória beneficiaria a empresa. "Os benefícios não viriam a tempo de prevenir uma restruturação de dívida, mas acho que isso é motivo o suficiente para investidores cobrirem posições vendidas", disse o analista.

- RESTOQUE, que também não está no Ibovespa, fechou com elevação de 16,16 por cento, em meio a expectativas ligadas a uma possível fusão. O colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, publicou na versão online de sua coluna durante a tarde que a Restoque e a Inbrands anunciarão "uma fusão entre hoje e amanhã". Restoque e Inbrands não comentaram o assunto de imediato.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Dólar fecha em R$ 5,73, maior valor em mais de dois anos: pessimismo com Copom impactou a divisa

BTG retira Petrobras (PETR4) da carteira para agosto, mas ainda se mantém no setor de petróleo

Ibovespa recua em dia de aversão a risco enquanto dólar bate R$ 5,73

Meta anima investidores com vendas acima da expectativa

Mais na Exame