Mercados

Ibovespa cai abaixo de 52 mil pts com PIB e ação da Vale

Queda dos preços do minério de ferro pressionava Vale e desaceleração da atividade da economia brasileira pesava sobre humor de investidores


	Operadores na Bovespa: às 11h35, o Ibovespa caía 0,89 por cento, a 51.771 pontos
 (Germano Lüders/EXAME.com)

Operadores na Bovespa: às 11h35, o Ibovespa caía 0,89 por cento, a 51.771 pontos (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2014 às 11h47.

São Paulo - A Bovespa recuava nesta sexta-feira para abaixo dos 52 mil pontos, conforme a queda dos preços do minério de ferro pressionava a mineradora Vale e a desaceleração da atividade da economia brasileira no primeiro trimestre pesava sobre o humor de investidores.

Às 11h35, o Ibovespa caía 0,89 por cento, a 51.771 pontos. O giro financeiro do pregão era de 1,3 bilhão de reais.

Tanto as ações ordinárias quanto as preferenciais da Vale recuavam cerca de 3 por cento, uma vez que o preço do minério para entrega imediata na China <.IO62-CNI=SI> caiu 4 por cento, para o menor nível desde 7 de setembro de 2012, diante do aumento da oferta do produto.

O minério de ferro perdeu quase 13 por cento em maio e caiu pelo sexto mês consecutivo, em sua mais longa trajetória de queda já registrada. "Acreditamos que as ações da Vale podem seguir pressionadas enquanto persistirem tais notícias de novas desvalorizações no seu principal produto", disseram analistas da XP Investimentos.

Além da mineradora, as siderúrgicas Usiminas e CSN também recuavam. A blue chip Petrobras recuava quase 2 por cento.

No fronte interno, repercutia a notícia de que a economia brasileira perdeu fôlego no início deste ano ao crescer 0,2 por cento no primeiro trimestre contra os três meses anteriores, afetada pelo mau desempenho da indústria e dos investimentos.

"O resultado mostra que o modelo de crescimento apoiado em serviços e consumo continua sendo a aposta do governo e não está mais funcionando", disse o analista de renda variável João Pedro Brugger, da Leme Investimentos.

Na ponta positiva do Ibovespa, subia a ação da empresa de alimentos Marfrig, que teve sua recomendação elevada para "compra" por analistas do Citi, com preço-alvo de 6,75 reais.

O banco, que elevou ainda os preços-alvos de BRF e JBS disse que o setor de alimentos deve ser beneficiado por ganhos de produtividade ou sinergias, melhor gestão do capital de giro e depreciação do real ante o dólar. No curto-prazo, notaram que a Copa do Mundo deve elevar os volumes de vendas.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Conselho da Vale (VALE3) elege Gustavo Pimenta como novo presidente da companhia

Petrobras fecha em alta de 9% e ganha R$ 41 bilhões em valor de mercado na bolsa

Proposta pela Paramount pode envolver gigante da tecnologia, diz Bloomberg

Ibovespa fecha em nível recorde puxado por disparada de 9% da Petrobras

Mais na Exame