Mercados

Herbalife dispara após investidor encrenqueiro comprar ações

Carl Icahn protagoniza disputa com Bill Ackman sobre o negócio da Herbalife


	O famoso investidor Carl Icahn adquiriu uma participação de 13% na Herbalife
 (Michael Nagle/Getty Images)

O famoso investidor Carl Icahn adquiriu uma participação de 13% na Herbalife (Michael Nagle/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2013 às 09h05.

Sâo Paulo - As ações da Herbalife (HLF) estão em forte alta nesta sexta-feira após o famoso investidor Carl Icahn afirmar que comprou uma participação de 13% na empresa nesta quinta-feira. Na máxima do dia, as ações chegaram a subir mais de 17%. 

A disparada das ações ocorre quase 2 meses depois que outro famoso investidor fez as ações da empresa despencarem. Em dezembro, o investidor Bill Ackman, da gestora Pershing Square Capital Management, fez uma apresentação de 3 horas com 334 slides para investidores tentando provar que o negócio da Herbalife deve ser classificado como “esquema de pirâmide” e que por essa razão a empresa estaria fadada a falência – Ackman estipulou, inclusive, o preço-alvo para os papéis em zero.

Na ocasião, Ackman deixou claro que tem uma posição vendida nas ações e que lucraria com a queda dos papéis, mas que qualquer valor que ele ganhasse com isso seria destinado para caridade, sendo que 25 milhões de dólares já estavam destinados para The Sohn Conference, entidade conhecida por levantar dinheiro entre os grandes investidores para pesquisas sobre câncer.

A Herbalife negou as acusações e desde então o preço de duas ações têm sido voláteis, caindo quando Ackman se manifesta e subindo quando outros investidores como Dan Loeb e Carl Icahn divulgaram ter comprado ações da empresa.

Ackman X Icahn

Como dois grandes investidores que são, Bill Ackman e Carl Icahn entraram em conflito algumas vezes nos últimos anos e hoje são inimigos declarados. No final de janeiro, os dois protagonizaram um debate sobre a Herbalife cheio de insultos na CNBC.

Icahn está em Wall Street desde os anos 1960, mas foi na década de 1980 que ele ganhou sua reputação como um investidor ativista implacável, tendo uma participação de controle em empresas como a Time Warner, TWA, e Blockbuster.

Sua fama é a de ser um investidor agressivo, por ao assumir o controle acionário de uma empresa, forçar mudanças radicais em sua estrutura. 

Desempenho das ações da Herbalife nos últimos 2 meses:

Acompanhe tudo sobre:Carl IcahnEsquemas de pirâmideFundos de investimentoGestores de fundosgrandes-investidoresHerbalifeMarketing multinívelMercado financeirowall-street

Mais de Mercados

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio

Novo Nordisk cai 20% após resultado decepcionante em teste de medicamento contra obesidade

Após vender US$ 3 bilhões, segundo leilão do Banco Central é cancelado