Grab, unicórnio de Cingapura, estreia na Nasdaq nesta quinta-feira
A listagem do serviço de transporte por aplicativo oferece aos investidores americanos uma nova oportunidade de investir no sudeste asiático, que tem sido sub-representado no mercado de ações global
André Lopes
Publicado em 2 de dezembro de 2021 às 06h10.
Há um novo momento no mercado de tecnologia da Ásia. Enquanto gigantes como Alibaba e Tencent seguem sob o escrutínio do governo chinês, que pede por mais controle das atividades das companhias, um grupo de contrapartes do sudeste asiático ganha os holofotes.
Um deles é o Grab, um unicórnio de Cingapura, que opera um serviço de transporte por aplicativo, e que será listado nos Estados Unidos nesta quinta-feira, 2, por meio de uma empresa de aquisição de propósito específico (Spac)—é esperadoque a transação da Spac, aliada à uma fusão anterior com a Altimeter Growth, avalie o negócio em 40 bilhões de dólares.
O Grap é a segunda startup de tecnologia do sudeste asiático a ser listada nos EUA, depois da compatriota Sea, que gerencia a operação ocidental da Shopee, foi listada na Bolsa de Valores de Nova York em 2017 e já é avaliada em 160 bilhões de dólares.
Outro gigante que deve ir à Nasdaq é o GoTo Group, formado a partir da fusão da indonésia Gojek, uma empresa de caronas, com a Tokopedia, uma empresa de comércio eletrônico, e que deve estrear no mercado no primeiro semestre de 2022.
E, se a soma das avaliações da três empresas citadas se aproxima de 250 bilhões de dólares, ao adicionar na conta a fatia de 70 bilhões de dólares contabilizados de unicórnios recém-nascidas, se obtém evidências, dizem os analistas, de que no sudeste asiático está surgindo um grande mercado de tecnologia que atende ao menos 650 milhões de pessoas, e que certamente terá uma longa fase de crescimento e independência da China.