Invest

Gafisa (GFSA3): Esh Capital quer suspensão de direitos de Tanure até edital de OPA ser publicado

Gestora defende que investidor teria atingido participação superior ao estabelecido em estatuto social para realiazação de OPA; Gafisa nega

Business people arm fighting. People sitting on dollar sign (IR_Stone/Getty Images)

Business people arm fighting. People sitting on dollar sign (IR_Stone/Getty Images)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 10 de janeiro de 2023 às 14h41.

Última atualização em 10 de janeiro de 2023 às 14h51.

A Esh Capital, com mias de 17% do capital votante da Gafisa, enviou à empresa um pedido de convocação de Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para deliberar sobre a suspensão de direitos políticos do investidor Nelson Tanure e de fundos e pessoas ligadas a ele até que seja publicado um edital de oferta pública de aquisição (OPA) .

O artigo 44 do estatuto da empresa define que uma OPA deve ser realizada quando um acionista relevante atingir "participação direta ou indireta igual ou superior a 30% do total de ações de emissão da companhia".

Segundo a Esh, Tanure exerce o controle da companhia por meio de veículos geridos ou administrados pela Planner, MAM Asset, Trustee e pelo Banco Master, que, em conjunto, teriam ao menos 44,33% do capital social da Gafisa.

A Esh sustenta que uma OPA de 100% das ações da Gafisa deveria ter sido feita pela Gafisa em razão do descumprimento do estatuto social da Gafisa.

O pedido de convocação de AGE ocorre após os acionistas da Gafisa rejeitarem as propostas da Esh Capital postas na ordem do dia em assembleia realizada na segunda-feira, 9. Entre as pautas a serem votadas estavam a destituição de todo o Conselho Fiscal e de Adminstração, além da responsabilização de administradores por supostos atos ilícitos praticados entre 2019 e 2021.

De acordo com a Esh, para evitar a aprovação das propostas na AGE realizada, "Tanure, por interpostas pessoas jurídicas e fundos de investimento, foi ao mercado e iniciou a compra desenfreada de ações de emissão da Gafisa, o que, inclusive, ensejou na disparada de cerca de 400% do preço do papel". Com isso, ainda segundo a Esh, Tanure chegou a alcançar participação acionária "possivelmente" superior a 50%.

Posição da Gafisa

A Gafisa informou por meio de nota que, em consulta à sua base acionária, "não confirmou nenhuma das informações divulgadas pelo acionista em questão". "Mais uma vez, a atuação da Esh Capital tem como único propósito desinformar o mercado e satisfazer os seus próprios interesses", afirmou a empresa. A Gafisa ainda informou que "ratifica as medidas que já adotou e continuará a adotar para preservar os interesses de todos os seus mais de 39 mil acionistas".

Acompanhe tudo sobre:AçõesGafisaNelson Tanure

Mais de Invest

Resultado da Mega-Sena concurso 2805; prêmio é de R$ 27 milhões

CVC lança consórcio de viagens e intercâmbio para impulsionar crescimento de vendas

Críticas aos planos de saúde fazem 'detetives digitais' ignorarem busca por assassino de CEO

Gustavo Franco: Conjunto vazio