Mercados

Fitch rebaixa ratings da construtora Viver

Os ratings nacionais de longo prazo e da segunda emissão de debêntures foram rebaixados de BBB para BB+, com perspectiva negativa


	O fraco desempenho dos indicadores de crédito da Viver levaram ao rebaixamento dos ratings
 (Alexandre Battibugli/EXAME.com)

O fraco desempenho dos indicadores de crédito da Viver levaram ao rebaixamento dos ratings (Alexandre Battibugli/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2012 às 16h59.

São Paulo - A agência de classificação de risco Fitch rebaixou hoje os ratings da Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3). O rating nacional de longo prazo foi rebaixado de BBB para BB+. O rating nacional de longo prazo da segunda emissão de debêntures, de 100 milhões de reais e vencimento em 2014, também foi rebaixado de BBB para BB+. Ambos têm perspectiva negativa.

Em comunicado, a Fitch esclareceu que o rebaixamento reflete o enfraquecimento do desempenho operacional e dos indicadores de crédito da empresa, que estão abaixo das expectativas iniciais.

Para a Fitch, os indicadores de crédito da Viver devem permanecer fracos em 2012 e 2013 e em linha com a categoria de rating. “Nos próximos dois anos a Viver estará exposta a um cenário de forte competição e sofrerá relativa pressão sobre os custos, o que torna ainda mais desafiadores seus objetivos de recuperar as margens operacionais e reforçar os indicadores de crédito”, diz o comunicado. 

O rebaixamento também incorpora um aumento do risco de refinanciamento e maiores pressões de pagamento da dívida corporativa no curto prazo.

Além da capitalização de 50 milhões de reais anunciada pela companhia, a Fitch espera que a Viver venda ativos nos próximos meses e que os recursos sejam direcionados à redução de dívidas.

Para ter a perspectiva negativa removida, a Viver precisa alcançar maior balanceamento entre liquidez e dívida de curto prazo. O contrário, com maiores pressões de refinanciamento de curto prazo podem levar a novos rebaixamentos. 

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingConstrução civilEmpresasFitchMercado financeiroRatingViver Incorporadora e Construtora

Mais de Mercados

CVC sobe 7% na bolsa com poison pill e alta das ações domésticas

Em meio a pressão por boicotes, ação do Carrefour sobe 3,31%

O saldo final – e os vencedores – da temporada de balanços do 3º tri, segundo três análises

Warren Buffett doa US$ 1,1 bilhão em ações da Berkshire Hathaway: "Nunca quis criar uma dinastia"