Mercados

Facebook e Twitter são usados para fraudes com ações nos EUA

Onze pessoas foram presas acusadas de forjar relatórios e comunicados de empresas para inflar o preço de algumas ações

facebook_tela_460_04-jpg.jpg (.)

facebook_tela_460_04-jpg.jpg (.)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2010 às 06h45.

São Paulo - As redes sociais Facebook e Twitter foram utilizadas para empurrar ações para investidores em um esquema fraudulento conhecido como "pump and dump" - algo como "bombear e esvaziar" - no qual aliciadores tentar inflar o preço de papéis com baixa capitalização com comunicados falsos das empresas.

A fraude foi descoberta após uma investigação de tráfico de cocaína com estivadores no porto de Nova York e de Nova Jersey. De acordo com o procurador de Manhattan, 11 das 22 pessoas acusadas usaram mais de 15 sites, páginas do Facebook e mensagens do Twitter para incentivar os investidores a comprar ações que estavam sendo manipuladas.

Os acusados forjavam comunicados e relatórios de pesquisa independentes para convencer os compradores. Os códigos das ações e os nomes das empresas não foram divulgados. Os criminosos teriam lucrado cerca de 3 milhões de dólares, enquanto os acionistas teriam perdido 7 milhões de dólares com as operações. As informações são da Reuters.

Siga as notícias de mercados no Twitter

Acompanhe tudo sobre:AçõesEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetRedes sociaisTwitter

Mais de Mercados

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio

Novo Nordisk cai 20% após resultado decepcionante em teste de medicamento contra obesidade

Após vender US$ 3 bilhões, segundo leilão do Banco Central é cancelado