Mercados

Europa abala mercado local, que cai abaixo de 62 mil pontos

São Paulo - A preocupação com a crise na Europa empurrava o índice Ibovespa abaixo de 62 mil pontos pela primeira vez em mais de 10 meses nesta segunda-feira, em um movimento global de aversão a risco. O principal índice das ações brasileiras caía 0,83 por cento às 11h26, a 62.076 pontos. A mínima do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2011 às 15h51.

São Paulo - A preocupação com a crise na Europa empurrava o índice Ibovespa abaixo de 62 mil pontos pela primeira vez em mais de 10 meses nesta segunda-feira, em um movimento global de aversão a risco.

O principal índice das ações brasileiras caía 0,83 por cento às 11h26, a 62.076 pontos. A mínima do día, a 61.658 pontos, foi o patamar mais baixo desde 6 de julho de 2010.

As bolsas norte-americanas caíam mais de 1 por cento, o índice de volatilidade da CBOE disparava cerca de 7 por cento e as commodities caíam 1,2 por cento após uma série de notícias negativa sobre a Europa.

A agência de classificação de risco Standard & Poor's reduziu a perspectiva de crédito da Itália a "negativa", citando a fraca projeção de crescimento da economia e as menores possibilidades do país reduzir sua dívida. A nota permaneceu em "A+".

Na Espanha, o partido governista sofreu uma pesada derrota nas eleições regionais, aumentando a incerteza política em uma das economias mais monitoradas pelos investidores em meio à crise da dívida na zona do euro. Para piorar, os investidores temiam que a erupção do vulcão Grimsvotn na Islândia provoque cancelamentos em massa de voos na Europa, a exemplo do que ocorreu no ano passado. A autoridade britânica de aviação alertou que é provável que o espaço aéreo do país seja afetado na terça-feira pela nuvem de cinzas vulcânicas. Entre as ações com maior liquidez no Ibovespa, Vale PNA caía 1,33 por cento, a 43,17 reais, Petrobras PN perdia 1,83 por cento, a 23,55 reais, e OGX recuava 2,27 por cento, a 14,22 reais.

Dentre os poucos papéis que escapavam da baixa, Pão de Açúcar subia 0,69 por cento, a 67,26 reais. O periódico francês Journal du Dimanche publicou no domingo que o Carrefour estuda uma fusão de sua unidade brasileira com a empresa de Abílio Diniz. Sabesp avançava 1,52 por cento, a 48,73 reais. A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) definiu a taxa do custo médio ponderado do capital ("Weighted Average Capital Cost" - WACC) em 10,71 por cento a ser considerada na no primeiro ciclo de revisão tarifária. A definição da taxa é fundamental para a aplicação do cálculo tarifário na revisão.

"Nós vemos o anúncio como positivo porque ... ele confirma que a Arsesp está comprometida com o cronograma de regulação publicado em 4 de março e que deve promover a primeira revisão tarifária da Sabesp em agosto de 2012", escreveram os analistas Felipe Mattar, Sergio Conti e Bruno Pascon, do Barclays.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Nissan tem resultados fracos e fusão com a Honda pode "salvar" empresa

Gol e Azul já controlam mercado e seria 'pior se quebrassem', diz ministro dos Portos e Aeroportos

Dólar hoje opera estável e permanece no piso de R$ 6

HSBC pode reduzir bônus enquanto implementa reestruturação bilionária