Exame Logo

Esta ação subiu mais de 29% no Ibovespa em outubro; veja maiores altas do mês

O principal índice da B3, por outro lado, caiu 3,02% nos últimos 30 dias

Painel de cotações da B3: confira quais foram as ações que mais subiram no Ibovespa de outubro (Germano Lüders/Exame)
Janize Colaço

Repórter de Invest

Publicado em 31 de outubro de 2023 às 17h56.

Última atualização em 1 de novembro de 2023 às 11h23.

As ações da Gol (GOLL4) foram as que mais subiram no Ibovespa no mês de outubro. Nos últimos 30 dias, os papéis tiveram alta de29,35%, beneficiados pela melhora operacional da companhia aérea. O principal índice da B3, por outro lado, caiu 3,02% no mesmo período.

GOLL4 lidera altas de outubro

Ao menos é essa a razão apontada por Pedro Canto, analista da CM Capital. “A receita por assento está melhorando, houve a diminuição da taxa de carga, além do crescimento de em torno de 80% de outras receitas e a redução do custo da operação, devido à diminuição do preço dos combustíveis e custos também usados na entrega de aeronaves. Algo que influenciou bastante também foi a reestruturação das dívidas da empresa.”

Veja também

No início de outubro, a Gol anunciou a conversão de US$ 1,2 bilhão de notas seniores (títulos de dívida ou, em inglês, Senior Secured Notes ), emitidas pela Gol Finance e detidas pela Abra Global Finance, com vencimento para 2028. “Estamos vivendo um ambiente com taxas de juro elevadas, então uma desalavancagem ou uma renegociação de dívidas é sempre muito bem-vinda”, afirma.

Além disso, conforme aponta Leandro Petrokas, mestre em finanças, diretor de Research e sócio da Quantzed, nos últimos três meses as ações da Gol acumulam perdas superiores a 50%, impactadas por três fatores: piora nos juros futuros, alta do petróleo e dúvidas sobre a estrutura de capital da empresa. “Parece ser um movimento técnico de correção, após as fortes quedas verificadas entre os meses de julho e setembro.”

Outras ações que se destacaram no IBov

Mas não foi só a Gol que disparou no Ibovespa de outubro. A JBS (JBSS3) acumulou alta de 10,97% nos últimos 30 dias. “Há uma perspectiva de melhora nos resultados futuros da empresa, por conta da virada de ciclo do gado — o que impacta diretamente a empresa. Outro ponto de destaque são os resultados das operações na Europa e no Mexico”, aponta Petrokas.

Além da alimentícia, destaque também para as mineradoras. Canto salienta que a CSN Mineração (CMIN3) subiu 6,80% no período. “As companhias foram beneficiadas com a retomada do minério nas últimas duas semanas do mês, mas ainda assim o desempenho delas não teve um grande destaque como da Gol.”

Acompanhe tudo sobre:IbovespaAçõesGol Linhas AéreasGOLL4

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame