Mercados

Em dia de Ibovespa sem fôlego, Lupatech rouba a cena novamente

Previsão de recessão na Eurozona limita desempenho das principais bolsas no mundo

No ano, as ações ordinárias da Lupatech registram alta de 51% (ENEIDA SERRANO)

No ano, as ações ordinárias da Lupatech registram alta de 51% (ENEIDA SERRANO)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2012 às 11h17.

São Paulo – O segundo pregão da semana mostrava um Ibovespa sem fôlego e refém do movimento dos mercados europeus. O principal índice da bolsa brasileira operava com leve valorização de 0,05%, aos 66.106 pontos, no início desta tarde. Em 2012, o Ibovespa registra ganhos de 16,5%.

Hoje, a tensão entre os investidores tem origem na previsão de que a Eurozona entrará em recessão em 2012 e oito de seus 17 países registrarão crescimentos negativos, incluindo Espanha e Itália, com prognósticos piores que os previstos anteriormente. O anúncio foi feito pela própria Comissão Europeia. O Produto Interno Bruto (PIB) da Eurozona cairá 0,3% em 2012, segundo novas projeções. A previsão anterior, divulgada na primavera, previa um crescimento de 0,5%.

A última recessão da união monetária aconteceu em 2009, quando registrou um recuo de 4,3%. Nove países entrarão em recessão na União Europeia (UE), integrada por 27 países.

Este vídeo não será exibido em iPad e alguns tablets Android:

/libc/player/liquid3.swf

Lupatech

As ações ordinárias da Lupatech (LUPA3) estendem o movimento de valorização observado na véspera. Na máxima do dia, a alta dos papéis chegava a 5%, negociados a 6,75 reais. Somente nesta semana os ganhos já chegam a 13,6%. No ano, a alta atinge 51%.

A Lupatech aprovou a contratação de financiamento de R$ 15 milhões com o Banco Itaú BBA SA em reunião do Conselho de Administração realizada ontem.

O financiamento tem vencimento em abril de 2012, com custo de CDI mais taxa de juros de 5,5% ao ano, disse a empresa em comunicado enviado hoje à Comissão de Valores Mobiliários.

Souza Cruz

A Souza Cruz (CRUZ3) aprovará o pagamento de 0,45 centavos de real por ação em dividendos, segundo informou à Comissão de Valores Mobiliários. A assembleia para a deliberação está marcada para o dia 19 de março. Terão direito ao pagamento os acionistas que mantiverem posição na companhia no dia 20 de março.

Pela proposta, os dividendos referentes ao exercício social de 2011 serão atualizados pela taxa Selic, no período de 31 de dezembro de 2011 até 31 de março deste ano. Os valores devem ser pagos a partir do dia primeiro dia de abril.

Com alta de 6% em 2012, as ações ordinárias da companhia registravam queda de 0,45% no início da tarde, valendo 24,35 reais. 

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Amil e Dasa recebem aval do Cade para criarem rede de hospitais e clínicas

Fundador do Telegram anuncia lucro líquido pela primeira vez em 2024

Banco Central fará leilão à vista de até US$ 3 bi na quinta-feira

Marcopolo avança na eletrificação com aquisição de participação em empresa chilena