Mercados

Dólar sobe e se aproxima de R$3,30 com exterior de olho no Fed

Às 10:03, o dólar avançava 0,41 por cento, a 3,2925 reais na venda, depois de recuar 0,35 por cento na sessão passada

Câmbio: por enquanto, o Fed prevê três altas de juros neste ano, com o mercado amplamente precificado (Ricardo Moraes/Reuters)

Câmbio: por enquanto, o Fed prevê três altas de juros neste ano, com o mercado amplamente precificado (Ricardo Moraes/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 19 de março de 2018 às 10h45.

Última atualização em 19 de março de 2018 às 10h45.

São Paulo - O dólar operava em alta ante o real nesta segunda-feira, acompanhando a trajetória da divisa norte-americana ante outras moedas de países emergentes no exterior, em semana de expectativa pelo desfecho do encontro de política monetária do Federal Reserve, banco central norte-americano.

Às 10:03, o dólar avançava 0,41 por cento, a 3,2925 reais na venda, depois de recuar 0,35 por cento na sessão passada. O dólar futuro tinha alta de cerca de 0,30 por cento.

"A dúvida ainda persiste na extensão do aperto (monetário), dado os indicadores econômicos mais recentes", comentou o economista-chefe da gestora Infinity, Jason Vieira.

Por enquanto, o Fed prevê três altas de juros neste ano, com o mercado amplamente precificado de que a primeira acontecerá nesta quarta-feira. Mas o mercado procurava pistas sobre se esse ritmo vai aumentar para quatro elevações, diante da atividade econômica sem pressão inflacionária do país.

O dólar caía ante uma cesta de moedas, mas subia sobre divisas de países emergentes, como o peso mexicano e o rublo.

Recente pesquisa Reuters mostrou que o Fed elevará os juros nesta semana, disseram todos os 104 economistas ouvidos entre 5 e 13 de março, com mais três altas esperadas para este ano, impulsionadas pelo sólido mercado de trabalho. No levantamento feito há algumas semanas, as projeções eram de três altas neste ano.

A proximidade do dólar novamente do patamar de 3,30 reais pode atrair vendedores, a exemplo do que aconteceu na última sessão, e aliviar a pressão de alta.

O Banco Central brasileiro realiza nesta sessão novo leilão de até 14 mil swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares, para rolagem dos contratos que vencem em abril e somam 9,029 bilhões de dólares.

Se mantiver esse volume e vendê-lo integralmente, o BC rolará o valor total dos swaps que vencem no próximo mês.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólarMercado financeiro

Mais de Mercados

"O mundo está passando por um processo grande de transformação", diz André Leite, CIO da TAG

Ibovespa opera em alta de olho em relatório bimestral de despesas; dólar cai a R$ 5,554

Ações da Ryanair caem quase 15% após lucro da empresa desabar

Desistência de Biden, relatório de despesas, balanços e juros na China: o que move o mercado

Mais na Exame