Mercados

Dólar tem leves variações sobre o real por China

Nesta manhã, o Banco Central fará o primeiro leilão de rolagem dos swaps que vencem em abril


	Dólares: nesta manhã, o Banco Central fará o primeiro leilão de rolagem dos swaps que vencem em abril
 (Andrew Harrer/Bloomberg)

Dólares: nesta manhã, o Banco Central fará o primeiro leilão de rolagem dos swaps que vencem em abril (Andrew Harrer/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2016 às 10h52.

São Paulo - O dólar tinha leves variações nesta terça-feira sobre o real, ainda refletindo o estímulos adotados na China, a alta dos preços do petróleo e a indicação do Banco Central brasileiro de que vai rolar integralmente os swaps cambiais que vencem em abril.

Às 10:16, o dólar avançava 0,05 por cento, a 4,0057 reais na venda, após marcar em fevereiro o primeiro mês de queda após três altas seguidas. Na mínima do dia, a moeda chegou a 3,9787 reais neste pregão, e a máxima a 4,0084 reais.

O dólar futuro, que havia ampliado a alta na véspera após o fechamento do mercado à vista, caía cerca de 0,5 por cento.

"O otimismo com a China continua ajudando moedas emergentes hoje, mesmo depois de alguns dados fracos", disse o operador da corretora Correparti Ricardo Gomes da Silva.

A melhora nos mercados externos já vinha desde a véspera, quando o banco central da China cortou as taxas de compulsório para tentar aquecer a economia.

O movimento se sobrepôs até à rodada de números fracos sobre a segunda maior economia do mundo, que alguns operadores afirmaram aumentar a chance de o país adotar ainda mais estímulos.

As notícias também alimentaram expectativas de maior demanda chinesa por petróleo, contribuindo para elevar os preços da commodity. Sinais de que a sobreoferta global estaria começando a diminuir também ajudavam.

No Brasil, o anúncio pelo BC de leilão de até 9,6 mil swaps cambiais para rolagem dos contratos que vencem em abril também contribuía. Se mantiver o ritmo e vender a oferta integral até o penúltimo pregão do mês, como de praxe, a autoridade rolará integralmente o lote de abril, equivalente a 10,092 bilhões de dólares.

"Pouca gente acreditava que o BC diminuiria a rolagem, mas existe sempre um ajuste marginal quando o anúncio de fato acontece", explicou o operador de uma corretora nacional.

O BC rolou integralmente os últimos sete lotes de swap.

Texto atualizado às 10h52.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólarMoedasMercado financeiroBanco Central

Mais de Mercados

A visão apocalíptica do mercado sobre empresas de software na era da IA

O inverno chegou para as criptomoedas? Para analistas, tudo indica que sim

Fôlego de última hora não poupou Nvidia de pior semana do ano na bolsa

Lembra dela? DeepSeek derrubou mercados há um ano — como está a empresa hoje?