Mercados

Dólar opera em forte alta com nova medida do governo

Hoje o governo anunciou uma nova medida para conter a valorização excessiva do real

Notas de dólar (Getty Images)

Notas de dólar (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2012 às 10h24.

São Paulo - O dólar operava em alta superior a 1% ante o real nos primeiros negócios desta segunda-feira, após o governo anunciar uma nova medida para conter a valorização excessiva do real. Às 10h01 (horário de Brasília), o dólar era negociado a 1,8141 real para venda, em alta de 1,63 por cento.

Na sexta-feira, a moeda norte-americana fechou em alta de 1,31 por cento, a 1,7850 real na venda, o maior nível desde 16 de janeiro. O governo anunciou nesta segunda-feira a elevação para cinco anos do prazo dos empréstimos no exterior com incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6 por cento.

O prazo foi ampliado onze dias depois de o governo aumentar de dois para três anos o período de contratação de linha de financiamento com a incidência dessa alíquota.

Em relação a uma cesta de moedas, o dólar recuava 0,09 por cento, enquanto o euro tinha avançava 0,07 por cento, cotado a 1,3120 dólar. A abertura desta sessão sofreu um atraso de aproximadamente 40 minutos devido a problemas técnicos na BM&FBovespa, de acordo com fontes do mercado.

Mais de Mercados

Apostas para próximo corte de 50 pb quase zeram após fala de ex-secretário do Tesouro dos EUA

Com projeção de Selic a 13,5%, Felipe Guerra, da Legacy, vê Ibovespa mais caro que a bolsa americana

Payroll forte chancela aposta em corte de 25 bps e aumenta expectativa por pouso suave

Ibovespa fecha no positivo após payroll aumentar expectativa por pouso suave nos EUA